ENCONTRO PARA APRESENTAR PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Saúde e educação juntas compõem a base da formação humana integral. Partindo desse princípio, a Secretaria Municipal de Educação promoveu, na terça-feira (18/04), uma reunião de apresentação do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, foram destacados os trabalhos realizados que visam promover aos estudantes qualidade de vida, por meio de ações de prevenção e atenção à saúde.

Vale destacar que o Programa Saúde na Escola, instituído pelo Governo Federal em 2008, acabou de completar 15 anos em Duque de Caxias, com resultados significativos. A visibilidade do trabalho, inclusive, elegeu a cidade entre as três melhores do Estado do Rio de Janeiro com práticas bem-sucedidas realizadas nas escolas, na Mostra Estadual de Práticas de Saúde, que aconteceu no final de 2022.

O encontro de apresentação do PSE, na SME, contou com a presença da secretária de Educação Iracema Costa, acompanhada da subsecretária Pedagógica, Arlene Cavalini, da coordenadora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais, Ariana Rabelo, da subsecretária de Atenção Primária de Saúde, Flávia Costa, da coordenadora da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, Julia Paula Moraes, e do coordenador dos programas Saúde na Escola, Crescer Saudável e Saber Saúde pela SME/Caxias, Mário Sérgio Souza, e equipes.

“São parcerias de muita importância para todos nós. O aluno não precisa só de educação, mas de todo o nosso cuidado. É uma reunião bastante proveitosa, de muito aprendizado e trocas”, sinalizou a secretária.

Estavam presentes representantes das 78 unidades escolares, sendo nove estaduais, atendidas pelo PSE. De acordo com Mário Sérgio, o critério para as escolas estarem pactuadas é o IDH baixo, área de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e ter uma equipe de saúde da família no território da unidade, mas nada impede de atender outros casos emergenciais.

“É um projeto intersetorial que envolve saúde e educação e demais parceiros dentro do nosso município. Atendemos, em média, 10 mil alunos, desde a Educação Infantil até Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com a necessidade de cada um”, disse Mário Sérgio.

Entre os temas abordados estão saúde ambiental, promoção da saúde física, alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura e paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, prevenção de doenças negligenciadas, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, saúde bucal, saúde auditiva, ocular e prevenção à covid-19.

Também estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Tiago Tavares, do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPsi), Tatiana Oliveira, e HUPE e NESSA/UERJ, entre outros parceiros.