Nossa missão

A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME-Caxias) é responsável pela gestão educacional do município, com o objetivo de planejar, coordenar e avaliar com excelência a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Nossa missão é garantir às crianças, jovens e adultos uma educação pública de qualidade, além de inclusiva e democrática, com a finalidade de transformar a vida dos alunos e suas famílias, e mudar para melhor o mundo ao seu redor.

Nosso ensino visa formar cidadãos participativos e conscientes de seus direitos e deveres. Entre outras atribuições, promover a presença da família no ambiente escolar e incentivar a inovação do desenvolvimento educativo, por meio da valorização de novas ideias e concepções pedagógicas.

Nossa proposta é consolidar Duque de Caxias como uma Cidade Educadora, assim como priorizar o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta o sistema educacional no Brasil.

Temos como valores a promoção do desenvolvimento integral do aluno; a consolidação da gestão democrática; o investimento na formação continuada dos profissionais da educação, a formação de parcerias internas e externas; a participação nas práticas sustentáveis e o compromisso e transparência na gestão pública.

A rede municipal de Duque de Caxias é composta por 179 escolas. Atuamos com os seguintes segmentos: Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e EJA (jovens e adultos).