TRABALHO LITERÁRIO REALIZADO NA REDE MUNICIPAL DE CAXIAS SERVE DE REFERÊNCIA PARA RENOMADOS AUTORES E OUTROS MUNICÍPIOS

Desenvolver um trabalho efetivo e inovador para despertar o gosto dos alunos pela leitura é um dos carros-chefes da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. Na terça-feira (11/04) foi promovido  o I Encontro de Dinamizadores de Leitura e de Biblioteca de 2023, que evidenciou os resultados positivos nesse segmento.  Sob o tema “Estripulias literárias: tempo de brincar e despertar sentidos”, o encontro, inclusive, contou com a participação de representantes da Sala de Leitura, da Secretaria Municipal de Educação de Saquarema, atraídos pela didática literária apresentada na rede.

A responsável pelo Departamento de Educação Básica da SME, Penélope Monteiro, abriu o evento com uma fala emocionada sobre a importância desse trabalho para a rede e parabenizou todos os envolvidos.

Para a coordenadora de Leitura Literária da SME, Valéria Angelo, é tempo de colher bons frutos.

“Felizmente, temos um trabalho sistematizado, que se tonou referência para outros municípios. Destaco a criatividade e o comprometimento dos nossos Dinamizadores, pois eles são engajados nesse trabalho”, destacou Valéria, acompanhada de sua equipe.

Durante o evento, foram destacadas as obras dos autores da literatura infantil que serão trabalhados ao longo do ano nas escolas. São eles: Marilia Pirillo, que também é ilustradora e estava presente no encontro, Bia Villela, Rogério Andrade e Pedro Bandeira. Marilia conversou sobre o seu trabalho e autografou livros.

“Cada encontro desse é um aprendizado para mim. Os profissionais da leitura são meus parceiros, pois me ajudam a trazer vida as minhas histórias em sala de aula. Além disso, as narrativas sobre as reações dos alunos e a preferência deles por determinado  texto ou  ilustração são um alimento para a minha alma e criatividade”, comemorou Marília, que é autora de 12 livros da literatura infantojuvenil e ilustradora de mais de 80 obras.

Na ocasião, os Dinamizadores ainda receberam uma apostila sobre o projeto literário a ser desenvolvido nas escolas e trocaram experiências vivenciadas em sala de aula.

“Participar de encontros literários, com os autores a serem homenageados, enriquece o nosso conhecimento acerca das obras a serem trabalhadas, amplia nosso repertório e nos traz maior segurança quanto a ser coerente com as narrativas propostas pelos livros”, pontuou a Dinamizadora de Leitura da Escola Municipal Cidade dos Meninos, Viviana Souza.

Já a coordenadora da Sala de Leitura da SME Saquarema, Elisângela Costa, disse que a experiência foi única.

“Estou emocionada com tudo que vi aqui. A expressão de satisfação dos professores, a fala cuidadosa das gestoras, a escolha da autora, abrir para perguntas, além de um projeto bem  bacana com orientações a serem trabalhadas em sala de aula é uma troca fantástica que levarei como aprendizado para ser aproveitado na nossa rede de ensino”.

Para saber mais, acesse: https://portal.smeduquedecaxias.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/Projeto_2023_Sala_de_Leitura.pdf