Leitura, diversão e lazer além dos muros da escola

Que tal ter acesso a livros, ouvir histórias e ainda saborear um delicioso lanche? Tudo isso, de graça! Trata-se do projeto Drive Tour Cultural – Saberes & Sabores da Literatura, que oferece aos alunos da rede municipal de Duque de Caxias essa oportunidade inédita. “Estou muito feliz! Ganhei livros e ainda é a primeira vez que como lanche no Mc Donald’s. Antes, eu só via pela televisão”, vibrou a aluna Adrielly Santos, de 11 anos.

O projeto, que já atendeu 495 estudantes, acaba de completar um ano de existência. Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Darcy Vargas deram o pontapé inicial nessa nova etapa. A retomada aconteceu nesta quarta–feira (15/03), na filial do Mc Donald’s, localizada na Rodovia Washington Luís.

Durante o encontro, a garotada ainda recebeu um kit literário, visitou a cozinha do restaurante fast food para saber como se prepara um lanche e participou de atividades literárias, como contação de histórias, leitura de poesia e apresentação de um criativo e divertido cordel, de autoria da implementadora de Leitura da SME, Márcia Oliveira. No espaço, ainda funciona um acervo de livros, disponível para o público.

O Drive Tour Cultural – Saberes & Sabores da Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado (Sececrj), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Mc Donald’s.

Estavam presentes, a subsecretária Pedagógica, Arlene Cavalini, a coordenadora de Leitura Literária da SME, Valéria Angelo, o consultor de Operações da Franquia do Mc Donald’s, Isney Carvalho, e o representante da Sececrj, Guilherme Quadrado.

É importante ressaltar que a prioridade é atender as escolas contempladas pelo programa Acesso Mais Seguro (AMS), por estarem localizadas em área de vulnerabilidade social.

“O mais importante para a gente nesse projeto é que a leitura transcende os muros da escola. Além disso, estamos mostrando para os alunos que têm outras oportunidades fora do ambiente onde vivem”, destacou Arlene.

“O nosso sonho é que eles sejam leitores vorazes, e que a leitura esteja inserida no cotidiano de cada um, como fazer um lanche. A fome do saber é tanto quanto necessária a da alimentação”, pontuou Valéria.

.

7 comentários em “Leitura, diversão e lazer além dos muros da escola”

1. Assessoria de Comunicação

Oi Ana Maria, bom dia. Como vai? Esse projeto é em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa juntamente com o Mac McDonald’s e tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação através da Coordenadoria de Leitura. Assim, para mais informações, envie um e-mail para: leitura@smeduquedecaxias.rj.gov.b. Agradecemos o seu contato. Obrigada! 🙂

1. Assessoria de Comunicação

Olá Crislane, bom dia. Como vai? O período de matrículas acontece durante o mês de novembro e dezembro. Pedimos que a senhora continue acompanhando as nossas redes sociais e portal para maiores informações e divulgação futura das datas de abertura e renovação de matrícula.
      Seguem as nossas redes sociais:
      Facebook: https://www.facebook.com/SMECaxias/

Instagram: @smecaxias https://www.instagram.com/smecaxias/
      Agradecemos o seu contato e a sua compreensão. Obrigada!

1. Assessoria de Comunicação

Olá Claudia, bom dia. Como vai? Temos sim escolas com projetos de robótica, bem como projeto maker. Os nossos alunos são os melhores. Qual seria o interesse? No mais, estamos à disposição. Obrigada!

1. Claudia Alves Correia de Moraes

Gostaria de saber quais escolas no 1o. Distrito possuem projetos desse tipo. Tenho um sobrinho que vai ser matriculado nesse município e por isso, gostaria de saber quais são as escolas com esse tipo de projeto.