Prefeitura lança projeto pioneiro para diagnosticar e tratar câncer ocular em crianças

Para cuidar da saúde dos olhos das crianças, a Prefeitura de Duque de Caxias não perdeu tempo e lançou o projeto “Olhares Infantis contra o Retinoblastoma” para ser realizado nas creches do município. A iniciativa surgiu após o apresentador Tiago Leifert anunciar que sua filha foi diagnosticada com a doença, que é um tipo de câncer raro, porém, mais comum na primeira infância. De acordo com especialistas, quando diagnosticado precocemente, tem altas taxas de cura.

A ação, que tem parceria das secretarias de Saúde e de Educação, foi iniciada na quarta-feira (23), na Creche e Pré-Escola Municipal Graciesse Luiza Silva Lourenço, no bairro Dr. Laureano, onde foram examinadas cerca de 150 crianças, de 1 a 3 anos. Nesta sexta-feira (25), foi a vez da Creche São Sebastião, no bairro Periquitos. O objetivo é atender todas as creches municipais.

A secretária de Educação, Roseli Duarte, e o secretário de Saúde, Dr. Daniel Puertas, acompanharam o processo. “É uma iniciativa pioneira na cidade, fruto da nossa parceria com a Saúde. Uma doença que muita gente desconhecia, até ser propagada na mídia. Por isso, tivemos a preocupação de trazer o teste para ser realizado em nossas unidades escolares, de forma que todos tenham acesso”, destacou Roseli.

Alguns alunos foram acompanhados dos pais ou responsáveis e outros estavam com documento de autorização. “Achei muito interessante o fato da creche oferecer esse exame para os nossos filhos. Além disso, é uma coisa que a gente não tinha conhecimento e que pode salvar vidas”, destacou Fernanda Domingos, mãe da Giovana, de 3 anos.
“É importante a criança ter esse acompanhamento. Felizmente está tudo certo com a minha filha”, acrescentou Laercio dos Santos, que é pai Julia, de 3.

A iniciativa consiste em levar médicos oftalmologistas às creches para fazer o Teste do Olhinho, a fim de fazer uma triagem para identificar possíveis casos, como tumores oculares ou outros problemas de visão apresentados nesse exame. Dependendo do resultado, a criança é encaminhada para o Hospital Municipal do Olho Júlio Candido de Bruto, onde terá um diagnóstico preciso e especializado.

“O objetivo do teste do olhinho é fazer uma triagem e não um diagnóstico. Aquele que não apresenta o reflexo vermelho e revela o branco ou irregular é motivo de alerta. A alteração pode ser indicativo de doenças graves, como retinoblastoma, catarata congênita, descolamento de retina, entre outras. De acordo com dados do Inca – Instituto Nacional de Câncer -, o retinoblastoma responde por 3% dos cânceres infantis, atingindo cerca de 400 crianças por ano no Brasil”, explicou o oftalmologista Guilherme Lopes.

A melhor forma de identificar o retinoblastoma é fazendo o teste do olhinho. No entanto, também é possível suspeitar da doença através de sinais e sintomas como:

• Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash;

• Estrabismo em um ou ambos os olhos;

• Alteração da cor do olho;

• Vermelhidão constante no olho;

• Dificuldade para enxergar, que faz com que o bebê tenha dificuldade para perceber e agarrar objetos próximos.

Por Marilea Lopes