Dia D de vacinação nas escolas contra a Covid-19 supera expectativas

Vacinas salvam vidas! O Dia D de vacinação nas escolas contra a Covid- 19, destinado para crianças de 6 a 11 anos no município, foi um sucesso. Promovida na sexta-feira (11/02), a procura foi alta nas 26 unidades escolares, que serviram como polos para atender os pequenos do 1º ao 4º distritos. A iniciativa faz parte da parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. Ao vacinar, a garotada, que estava acompanhada de seus pais e responsáveis, ganhava um livro infantil e “Diploma de Coragem” e era só orgulho. “Eu nem chorei”, “Nem doeu”, Estou vacinado (a)!, “Parece uma formiguinha”, comemoravam os pequenos, sob os olhares encantados da mamãe ou do papai.

Feliz com a repercussão, a secretária de Educação, Roseli Duarte, percorreu algumas unidades e disse que o objetivo foi cumprido.

“O Dia D também funciona como um incentivo para que outros pais e responsáveis, que não tiveram coragem de trazer os seus filhos, sejam incentivados a levá-los a um posto de saúde no município, já que as unidades continuam aplicando a dose para as crianças dessa faixa etária”, alertou.

De acordo com os órgãos sanitários, a vacinação de crianças reduz as formas graves e letais da Covid-19 nessa faixa etária, além de colaborar potencialmente na redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.

“Nós, inclusive, iniciamos um trabalho de conscientização no primeiro dia de volta às aulas, o que, pelo visto, felizmente, tem funcionado”, acrescentou a gestora.

Conscientes sobre a importância da vacinação, pais e responsáveis, destacaram que buscar informação correta é essencial.

“No começo fiquei com receio, mas recebi orientações na escola que me fizeram enxergar a importância da vacina para preservar a vida do meu filho e de outras pessoas”, contou Sheila Gomes, mãe de Denilson, de 4 anos, e Luciano, de 8, alunos da Escola Municipal Sete de Setembro.

“A importância da vacina é para que as crianças futuramente não venham a óbito, como aconteceu com outras. Vamos vacinar, meu povo, e evitar que isso aconteça com mais crianças”, disse Eliane Moraes de Oliveira, mãe do Pedro Henrique, 9 anos.