Programa de reformas e melhorias na infraestrutura é intensificado nas escolas da rede

Sabemos o quanto um ambiente escolar bonito e confortável influencia no processo ensino-aprendizagem. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Acompanhamento às Ações Institucionais, montou uma equipe para intensificar os serviços de reforma, além dos rotineiros de manutenção e reparos emergenciais. Segundo a subsecretária da pasta, Iracema Costa, o objetivo é estar sempre a postos para atender as necessidades básicas de infraestrutura das 179 unidades escolares, obedecendo às questões prioritárias.

Outra novidade bastante aguardada é a climatização de todas as salas de aula da rede municipal de ensino. Tudo isso, graças a uma verba parlamentar destinada pelo deputado federal Aureo Ribeiro para a compra de 1.623 aparelhos de ar-condicionado. A instalação já foi iniciada em 33 unidades escolares, enquanto as demais estão em processo, principalmente, para viabilizar o aumento de carga, já que a maioria não tem capacidade elétrica.

Para Iracema, que trabalha em parceria com o diretor do Departamento de Pequenas Manutenções e Reparos da SME, Marcos Lopes, estar presente nas unidades para acompanhar as demandas e serviços executados é um grande diferencial.

“Estamos pelo menos, três vezes por semana, visitando escolas, inclusive, atendendo os chamados. Hoje, todas as unidades se encontram com algum tipo de intervenção. Tivemos, ainda, um janeiro atípico, que choveu bastante, sendo muitos serviços de recuperação feitos e refeitos. Além disso, quando é preciso interditar provisoriamente alguma escola para receber obras, providenciamos a remoção dos alunos para um espaço adequado”, explicou a subsecretária.

As unidades escolares têm recebido trabalhos como pintura, troca de lâmpadas, 0 reparos em vazamentos, conserto de janelas, parte elétrica e hidráulica, verificação da condição da água, manutenção de telhados, entre outros.

Na Escola Municipal Sonia Regina Scudese Dessemone Pinto, por exemplo, foi construída recentemente pela equipe da Subsecretaria uma ampla e estruturada cozinha, já que estavam em um local improvisado. Já na Escola Bairro Califórnia, está sendo erguida uma moderna quadra de esportes.

E não para por aí. A prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Obras, anunciou recentemente a construção de mais seis escolas. Além disso, seis creches estão sendo erguidas. Dessas seis, quatro são com recursos federais, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, fruto de emenda parlamentar destinada pelo deputado Aureo Ribeiro.