Um novo olhar, uma nova esperança, um novo recomeço, uma nova vida. Cerca de 60 ex-dependentes químicos ou adictos, acolhidos na Fazenda Paraíso, em Xerém, da Prefeitura de Duque de Caxias, estão tendo a oportunidade de iniciar ou concluir os seus estudos. Trata-se do projeto “Sempre é Tempo de Aprender”, que foi criado pela Secretaria Municipal de Educação, para ofertar a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA aos cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município.

Na terça-feira (23), foi realizada a aula inaugural com os amparados da Fazenda Paraíso. O sentimento de orgulho por terem a chance de serem reinseridos na sociedade com dignidade era visível. A secretária de Educação, Iracema Costa, participou do encontro, acompanhada da subsecretária Pedagógica, Arlene Cavalini, e da coordenadora da EJA, Miriam de França. Na ocasião, foram distribuídos kits escolares para todos os alunos.

“Sempre é tempo de aprender. Vejo vidas que estão sendo transformadas por meio de propostas públicas. Não vamos desistir de vocês. Todos sairão daqui, além de capacitados emocional e profissionalmente, com um diploma nas mãos e condições de concorrer a uma vaga de trabalho lá fora”, destacou Iracema.

“Estamos contribuindo para o processo de tratamento deles. Alguns aqui são analfabetos, outros não concluíram os estudos e têm aqueles que esqueceram o que aprenderam devido ao uso de entorpecentes. Estamos fazendo o que a Educação de Jovens e Adultos preconiza: reparar, equalizar e equiparar. É colocar a cidadania realmente em prática”, avaliou Miriam de França.

Para um dos acolhidos, que foi dependente químico durante 20 anos, o momento é de recomeço:

“Vim para cá por vontade própria e não me arrependo. Aqui eu tenho médico, psicólogo, faço curso de bombeiro hidráulico, barbeiro, refrigeração, karatê e, agora, estou tendo a oportunidade de voltar a estudar. Sou outro homem desde que cheguei aqui. Tenho liberdade para ir embora, mas só saio quando me sentir pronto para ter uma vida digna ao lado da minha família”, contou um dos acolhidos, que tem 37 anos, é casado há 19, e pai de três meninas.

O projeto “Sempre é Tempo de Aprender”, que começou no ano passado,  já formou uma turma, com direito a formatura e certificado de conclusão do Ensino Fundamental.

.

9 comentários em “Cerca de 60 acolhidos, na Fazenda Paraíso, ganham a oportunidade de iniciar ou concluir seus estudos”

1. boa noite, meu nome é Davi Macedo, tenho 39 anos, moro aqui próximo a Santa Cruz da Serra, sou formado em Administração, gostaria de me colocar como voluntário para oferecer um curso aos alunos, basta entrar em contato através do meu e-mail para melhor entender como funcionaria esse curso.

1. Assessoria de Comunicação

Olá Paulo, como vai? Pedimos que você faça contato com a Coordenadoria de Jovens e Adultos através do e-maiL:eja@smeduquedecaxias.rj.gov.br
      Agradecemos o seu contato. Obrigada.

1. Assessoria de Comunicação

Olá Paulo, como vai? Pedimos que você faça contato com a Coordenadoria de Jovens e Adultos através do e-mail:eja@smeduquedecaxias.rj.gov.br
      Agradecemos o seu contato. Obrigada.

2. Silvio Mendes Pereira

Boa noite!
    Meu nome é Silvio Mendes Pereira estou como educador social na ASAB, gostaria muito de fazer serviços voluntário na fazenda Paraíso tenho diversos cursos na área de DQ
    Aguardo resposta

1. Assessoria de Comunicação

Olá Senhor Welton, boa tarde! Como vai? Orientamos que o senhor procure a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos para mais informações e orientações. Obrigada!