SME e ARCELORMITTAL REALIZAM ENTREGA DE ÓCULOS PARA 131 ESTUDANTES DE TRÊS uNIDADES ESCOLARES

“Uauuu, eu estou enxergando tudo mais brilhante e colorido!”, festejou a aluna da Escola Municipal Mauro de Castro, Jéssica Geniselle, de 8 anos,  ao usar os óculos pela primeira vez. A ação faz parte da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação ArcelorMittal, autora do programa Ver e Viver, que já beneficiou mais de 300 alunos com exame de vista e entrega de óculos gratuitamente. Na quarta-feira (01/03), a secretária de Educação, Iracema Costa, acompanhada da subsecretária Pedagógica, Arlene Cavalini, e da supervisora administrativa da ArcelorMittal, Camila Duarte, fez a entrega dos acessórios a 131 estudantes, acompanhados de pais e responsáveis, das escolas municipais Jardim Gramacho, José Medeiros Cabral e Mauro de Castro. As diretoras das unidades contempladas, Jaqueline Vicente, Danyelle Freitas e Naise Martins, respectivamente, comemoram a iniciativa que chegou num momento oportuno.

Para Iracema Costa, esse projeto representa um avanço para o ensino público.

“Muitas crianças não aprendem a ler não é porque têm algum problema cognitivo, mas sim por questão de baixa visão. Os números falam por si sós. Por isso, essa parceria é de suma importância. Além de favorecer nossos alunos, beneficia as famílias que não têm condições de comprar óculos.

“Firmamos parcerias com programas voltados à saúde para atender, principalmente, aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. Temos outros projetos voltados a esse segmento e temos tido resultados significativos”, completou Arlene.


Etapas do programa Ver e Viver

Para a avaliação, inicialmente, as crianças passam por uma triagem na própria unidade escolar feita por Articuladores de Projetos, da Secretaria Municipal de Educação, que são treinados por especialistas da ArcelorMittal para aplicarem o teste de acuidade, que ajuda a identificar a deficiência.

Após a pré-avaliação, os alunos identificados com possíveis problemas visuais, são encaminhados para uma unidade móvel que vai até a escola, onde passam por uma consulta final com um médico.

Por fim, as crianças diagnosticadas, acompanhadas de seus pais ou responsáveis, se submetem ao procedimento de uma ótica para a confecção dos óculos. A garotada ainda pode escolher o modelo. Todo o processo dura, em média, três meses.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *