Seminário movimenta a rede em prol da construção de uma nova era educacional

Formação, troca de conhecimentos, relatos de experiências inovadoras em sala de aula e reconhecimento profissional. Estes foram os motes centrais que movimentaram o Seminário de Educação “Diálogos Docentes: currículo (s), práticas e aprendizagens”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Sala Paulo Freire – Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada, do dia 24 a 27 de outubro. O evento, que foi apresentado de forma presencial e online, por meio do canal do Youtube da SME, com a participação de renomados doutores e mestres de universidades públicas e particulares, foi direcionado aos professores e gestores da rede. A iniciativa também serviu para contribuir de forma a enriquecer o debate em prol da construção da Reestruturação Curricular.

Durante o primeiro dia do encontro presencial, que aconteceu no auditório do Colégio Pedro II – Campus Caxias, onde estavam presentes professores especialistas e diretores das escolas da rede, a secretária de Educação, Roseli Duarte, e as subsecretárias, Myrian Medeiros, Sônia Pegoral e Iracema Costa, proferiram reflexões e palavras de incentivo e agradecimento.

“Parabenizo a todos os nossos Departamentos, Núcleos e Coordenadorias, que se empenharam para que fosse possível a realização desse trabalho de excelência”, destacou a secretária.

“Quando a gente pensa a nossa proposta curricular, a gente entende que, assim como o farol que busca iluminar, nós precisamos iluminar as práticas da sala de aula em prol de resultados cada vez melhores”, acrescentou a subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros.

A programação do seminário contou com palestras sobre práticas pedagógicas e aprendizagens, mesas temáticas relacionadas a cada etapa da Educação Básica, bem como às modalidades de ensino atendidas na rede; relatos de experiência de professores, por meio de apresentações presencial e com banners. Teve, ainda, divulgação de livros da literatura infanto-juvenil e acadêmicos, assinados por professores escritores da rede.

“Estamos em meio ao processo de Reestruturação Curricular, o que nos impulsionou a promover uma formação específica que trate sobre assuntos para o enriquecimento do Currículo. Por isso, o fio condutor do nosso Seminário foi justamente a linguagem, que tem o sentido da pluralidade”, sinalizou a diretora da Sala Paulo Freire, Glacione Arruda.