Em cumprimento à Lei Lucas, profissionais da educação municipal de Duque de Caxias recebem treinamento para prestar primeiros socorros no ambiente escolar

Primeiros socorros: atitudes que salvam vidas! Por isso, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Superintendência de Defesa Civil do município, realizou, nesta semana, a formação de cerca de 400 Auxiliares de Desenvolvimento da Educação Básica (ADEBS), que atuam nas creches e pré-escolas, sobre como agir em situação de emergência até a chegada do atendimento médico. Também participaram da ação, o Corpo de Bombeiros de Duque de Caxias e voluntários do Processo APPEL.  A iniciativa é em cumprimento à Lei Lucas (13722/18).

A secretária de Educação, Roseli Duarte, e a subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros, participaram da abertura do evento e ressaltaram que a proposta é avançar cada vez mais.

Além de proporcionar uma escola mais segura para as nossas crianças, preparamos os nossos profissionais para atuarem em situação de emergência não só na escola, mas na vida”, destacou a secretária.

“Imprevistos acontecem a todo instante e sempre corremos o risco de sofrer ou presenciar algum tipo de acidente. Por isso, a nossa proposta é dar continuidade a essa formação no segundo semestre, até que todas as unidades tenham o seu grupo de funcionários capacitados”, acrescentou a subsecretária.

Para contemplar todos os profissionais, o treinamento, dividido em teoria e prática, foi promovido durante três dias, na Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo. A primeira parte contou com a palestra “Resiliência”, apresentada pelo coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo da Costa. Depois, os cursistas, separados em grupos, participaram de dez oficinas, simulando diferentes tipos de emergências, tais como: contusões por queda, queimaduras, intoxicação, afogamento, engasgo, acidente com porta na mão, construção de maleta de primeiros socorros, choque elétrico, desmaio e imobilização/transporte.

Vale ressaltar que todas as unidades serão contempladas com kits de primeiros socorros, doados pela Cooperativa de Trabalho e Serviços LTDA (Cootrab).

Já os cursistas eram só elogios:

A funcionária Daiana Sperandio, da creche José Benízo da Silva, por exemplo, se mostrou bastante satisfeita. “Aprendemos a lidar com riscos e acidentes que possam ocorrer no nosso dia a dia. É comum ocorrer emergências. Uma criança na nossa escola, por exemplo, apresentou convulsão e a sorte é que há uma funcionária com noções de primeiros socorros”, comentou.

O que é a Lei Lucas?

A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Motivo: asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. O menino se engasgou com um pedaço de salsicha. Fatalidade que poderia ter sido evitada se houvesse pessoas capacitadas para o salvamento emergencial.

BAIXE A APOSTILA DA FORMAÇÃO