Primeiro Núcleo Avançado do Instituto Benjamin Constant é inaugurado em parceria com a SME-Caxias

Mais um avanço para a educação municipal de Duque de Caxias se orgulhar. Foi inaugurado nesta segunda-feira (04/07), o Núcleo Avançado do Instituto Benjamin Constant (IBC), que fica no anexo do Ciep Municipalizado 405 – Ministro Santiago Dantas, no bairro Itatiaia. O espaço é especializado no atendimento às pessoas cegas e com baixa visão destinado não só para alunos da rede, mas deficientes de toda a Baixada Fluminense. O núcleo, que é o primeiro da região, oferecerá também cursos de formação para profissionais da educação que atuam na área. Para participar, serão abertas inscrições para o processo seletivo. As aulas têm previsão para iniciar em setembro deste ano. A expectativa é atender cerca de 100 pessoas por semana.

A iniciativa para a implementação do Núcleo Avançado é graças a uma análise feita dentre os alunos na unidade sede, localizada em Botafogo (zona sul do Rio), onde foi identificada uma porcentagem grande de alunos da Baixada. Mas, por conta da distância, muitos acabaram abandonando. Agora, a expectativa é resgatar esses alunos, além daqueles que não conseguem estudar lá por causa do deslocamento.

Além dos conteúdos das disciplinas regulares, serão ministradas aulas específicas para os alunos cegos. Haverá aulas de  braile, soroban (recurso educativo para aprendizagem de cálculos matemáticos), orientações, práticas da vida diária, entre outras necessidades.

“Vivemos o nosso maior momento e a chegada do IBC a Duque de Caxias é realmente um elemento consonante de nossas inspirações. Promover a inclusão social em nossa cidade é um dos nossos desafios”, disse o prefeito Wilson Reis.

“Este polo é nosso, é uma conquista da Baixada Fluminense. E essa realidade não foi conquistada da noite para o dia. Por isso, faço uma agradecimento especial à professora Marise Ribeiro, que quando estava como secretária de Educação,  iniciou a interlocução com o IBC para que este momento pudesse estar sendo concretizado”, destacou Roseli Duarte.

“Essa oportunidade vai garantir mais acesso das pessoas com deficiência a uma educação de qualidade. Vamos somar forças com o município para que os estudantes possam realmente estar incluídos”, acrescentou o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Wilson Reis, da secretária municipal de Educação, Roseli Duarte, da secretária Nacional de Modalidades Especializadas de Educação, Karine dos Santos, do diretor-geral do IBC, João Ricardo Figueiredo, dos diretores do Programa do Ministério da Educação, Márcio Terra, da coordenadora de Educação Especial, Renata Vogas, da coordenadora do Núcleo Avançado do IBC, Vanessa França, e da diretora do CIEP 405, Anne Alessandra Andrade, além da ex-secretária de Educação do município, Marise Ribeiro. Também estavam presentes outras autoridades da Baixada Fluminense, entre elas, secretários municipais de Educação.

Na ocasião, houve apresentações musicais de alunos deficientes visuais. No teclado, João Vitor Martins, do Ciep 405, executou Noturno, de Chopin;  no cavaquinho, a aluna Maria Luíza Pereira, da Escola Municipal Hilda do Carmo, tocou Anjos da Guarda, de Leci Brandão. Enquanto que, Ismael Marques, do curso técnico de instrumento musical do IBC, cantou e tocou a música Coração de Estudante, com letra de Milton Nascimento e melodia de Wagner Tiso.

Durante o evento também houve relatos motivacionais de professoras cegas que atuam na rede e tiveram experiências significativas.