SME Caxias promove o I Encontro Formativo com Agentes de Apoio à Inclusão

É inclusão, é formação, é educação especial, é ensino público que faz a diferença. A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Educação Especial, promoveu essa semana o I Encontro Formativo com Agentes de Apoio à Inclusão, no auditório da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo. Na ocasião, os colaboradores receberam mensagens de acolhimento e incentivo, além de orientações e apresentação de vídeos e relatos sobre como atuar com os alunos com deficiência (intelectual, física, visual ou auditiva), para ajudar os professores no processo de inclusão e humanizar ainda mais o contato entre eles.

A rede municipal de ensino conta hoje com 187 Salas de Recursos, com uma média de 15 alunos por turma, distribuídos nas 180 escolas.

Estavam presentes a subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros, e a coordenadora da Educação Especial da SME, Renata Vogas, acompanhada de sua equipe técnica.

“Sabemos que vocês estão nos representando muito bem nas escolas, cuidando de cada criança de forma amorosa, respeitosa e compromissada. Estaremos sempre de portas abertas para atendê-los da melhor maneira”, destacou a subsecretária.

“Esse primeiro encontro foi para apresentarmos como a rede funciona e orientá-los sobre o compromisso que devem ter com a escola e a família. Essa inciativa nos desperta para coisas que precisamos aperfeiçoar e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Afinal de contas, que rede de ensino têm cerca 700 Agentes de Apoio à Inclusão atuando nas escolas? Somos referência e isso é só o começo”, avaliou Renata Vogas.

A SME conta hoje com cerca de 700 Agentes de Apoio à Inclusão, entre profissionais da área da educação e da enfermagem, contratados em 2019, por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS), além dos estagiários, fruto da parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. De acordo com Renata Vogas, a previsão é de que, este ano, os agentes ainda passem por outras quatro formações, com direto a certificado. E, no ano que vem, há previsão de um curso de extensão.

Os profissionais, por sua vez, eram só gratidão:

“Foram muitas orientações importantes e troca de experiências que recebemos aqui. Tirei muitas dúvidas e saio daqui muito feliz, pronta para fazer o meu melhor”, destacou a agente Viviane Monteiro, que atua na Escola Municipal Jair Alves.

“Foi tudo muito esclarecedor e bem acadêmico sobre o que gente pode fazer dentro da sala de aula com o aluno. Estou cursando pedagogia e aprendi coisas que ainda não tive na faculdade”, acrescentou Andressa Assafrão, que atua na Escola Municipal Walter Russo.

Por Mariela Lopes