SME-Caxias investe em atendimento humanizado em prol da qualidade do ensino

“Seja bem-vindo!”, “O que você precisa?”, “Juntos, vamos solucionar o seu problema!”, “Vai dar tudo certo!”. Diretor, professor ou colaborador, ser recebido desta forma, acompanhado de um sorriso, em meio a um ambiente acolhedor, faz toda a diferença, não é mesmo? Por essa razão, o atendimento da Secretaria Municipal Educação de Duque de Caxias, por meio da Subsecretaria de Administração e Gestão de Pessoal, tem se destacado.

Responsável pela pasta, a professora Sônia Pegoral, que acumula um currículo marcado por gestões promissoras, entre elas, diretora de escola, chefe de equipes e tutora do pró-letramento, coordenadora de ensino e coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais, pode falar do assunto com propriedade. Para ela, a humanização do atendimento do setor, é a principal atitude para contribuir com o sucesso de toda a infraestrutura.

“A engrenagem da educação só funciona com pessoas. Por isso, temos que ter um olhar técnico, mas, acima de tudo, humano. Quando você consegue estabelecer uma relação saudável, as outras coisas fluem. É como se o administrativo fosse o coração, se ele não pulsar o sangue, o bom desenvolvimento educacional pode ficar comprometido”, analisa Pegoral.

Outra questão levantada pela subsecretária é tornar o setor mais transparente e acessível possível. “Nosso setor tem diversas atribuições, mas muita gente desconhece, por isso iremos montar um informativo com todas as orientações e propostas de cada área para que todos tenham acesso”, adiantou.

Compete à Subsecretaria de Administração e Gestão de Pessoal definir, elaborar, implantar, acompanhar e implementar políticas, diretrizes e orientações relacionadas à gestão e ao desenvolvimento de pessoas. Nesse sentido, suas atribuições são alinhadas à formulação de políticas e diretrizes que englobem todo o ciclo de gestão de pessoas desde o ingresso do servidor ou contratado na administração pública até a conclusão da sua vida funcional.

Oferece, ainda, suporte técnico e desenvolvimento tecnológico na sede e nas unidades escolares, administra e zela pelos bens da SME bem como gerencia o cronograma de visitas técnicas às unidades escolares para orientar e dar suporte.

Para o desenvolvimento destes temas, a Secretaria está estruturada em oito departamentos:

Assessoria Especial de Gestão de Pessoal;
Departamento de Gestão de Pessoal;
Coordenadoria de Gestão de Pessoal;
Núcleo de Estatística;
Núcleo de Frequência;
Núcleo de Patrimônio;
Coordenadoria de Suporte e Desenvolvimento Tecnológico;
Núcleo de Acompanhamento aos Conselhos Escolares.

“Somos como uma família, pautada em um trabalho que busca sempre a excelência. Tudo isso, por uma simples razão: chegar na ponta e oferecer o que há de melhor para os nossos alunos. É assim que construímos uma educação pública de qualidade”, finaliza Sônia Pegoral.