Alunos de escola municipal de Duque de Caxias são finalistas da XV FECTI

Ensino que rompe fronteiras e supera desafios. A Escola Municipal Dr. Ricardo Augusto de Azeredo Vianna, que fica no bairro Jardim Olavo Bilac, é finalista, dentre outras seis unidades escolares, do maior evento de ciências dirigido à Educação Básica do estado. Trata-se da XV FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que envolve escolas públicas e privadas.

Sob a orientação e o incentivo dos professores, de Robótica, Dárcio Ranaro, e, de Português e Literatura, Roberta Lima, três alunos: Kauã Jacques, de 17 anos, Helen Rezende, 14, e João Pedro Oliveira, de 13, inscreveram no concurso estadual o Projeto “Robótica e Literatura”, o que, segundo eles, sem grandes expectativas. Até serem surpreendidos com a notícia de que o trabalho havia sido selecionado. “É gratificante o nosso projeto ter sido selecionado entre milhares de escolas de todo o estado. Independente do resultado final, é uma grande conquista para a nossa escola e para a gente”, orgulha-se João Pedro, ao lado dos amigos.

A final acontece entre os dias 1 e 4 de dezembro, em ambiente virtual, quando os projetos serão apresentados pelos estudantes. Eles ainda produziram um vídeo sobre as atividades de Robótica e Linguagens desenvolvidas na unidade escolar, com a participação de outros alunos da turma.

Disputando na categoria Ciências, o projeto selecionado inovou ao unir tecnologia e literatura. Os alunos, sob a orientação do professor Dárcio, construíram o projeto denominado “Máscara Pacificadora”, em formato de um sol, que ascende os olhos, e lê o texto Utopia, escrito pelo aluno Kauã. A história narra pensamentos contra a desigualdade social e a importância da sociedade viver em paz.
“A literatura abre as portas para desenvolver a criatividade dos alunos. Nesse projeto, o processo de produção é o que me deixou mais feliz. Envolvi todos os meus alunos e recebi muitos textos legais sobre ficção científica. Além disso, foram diversas discussões construtivas em grupo”, destaca a professora Roberta.

A secretária de Educação de Duque de Caxias, Roseli Duarte, parabenizou a todos os envolvidos e afirmou que a iniciativa da equipe escolar incentiva o protagonismo do aluno. “O trabalho com projetos permite não só a superação da fragmentação do conhecimento, como também motiva a capacidade de trabalhar em equipe e compartilhar conhecimentos e saberes,” disse a gestora.

“Sabe quando uma mãe fica toda orgulhosa quando um filho passa em um concurso? É assim que eu me sinto. Orgulho de todos os envolvidos é o que me define”, emocionou-se a diretora da unidade, Ana Paula Lage.

De acordo com o professor Dárcio, que leciona Robótica, no contraturno, para os alunos do 8º e 9º ano, o ensino tecnológico contribui no desenvolvimento de novos avanços. “É um novo caminho que abre na educação pública e pode aumentar as habilidades em disciplinas escolares como a Ciência, a Matemática e a Língua Portuguesa. Além disso, os alunos adoram mexer com robótica, minhas aulas são sempre muito procuradas. Meu sonho é expandir este projeto para outras escolas da nossa rede”, destacou o educador.

Premiação

A premiação da Fecti conta com medalhas, troféus, bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e indicação para participar de feiras de ciências nacionais, com alcance internacional, como a Febrace, organizada pela Universidade de São Paulo (USP), e a Mostratec da Fundação Liberato – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Além disso, tem  bolsas do CNPq para professores de escolas públicas, orientadores ou coorientadores de projetos finalistas.