Estudantes da rede municipal de Duque de Caxias iniciam a participação no Saeb

Estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Duque de Caxias começaram a participar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado nas unidades escolares, conforme agendamento realizado pela Fundação Cesgranrio.

O Saeb, que acontece a cada dois anos, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), desde 1990, e através de questões objetivas, avalia os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática para diagnosticar a qualidade da educação oferecida pelas escolas e as redes de ensino de todo o Brasil.

Durante a avaliação, serão também aplicados questionários para alunos, professores e diretores. O objetivo é coletar informações sobre fatores socioeconômicos que podem auxiliar na compreensão do desempenho nos testes. Portanto, é imprescindível que os professores das turmas e diretores estejam presentes nos dias da aplicação.

Além disso, gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais do país. Os resultados também são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar.

Para que as escolas tenham os resultados publicados no Ideb, é necessário que pelo menos 80% dos alunos matriculados, declarados no Censo de Educação Básica 2021, realizem a avaliação.

Vale ressaltar que estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental também serão avaliados pelo Saeb, porém, em formato amostral, nos testes de Língua Portuguesa e Matemática. Já o 9º ano, também como amostra, fará de Ciências Humanas e da Natureza.