Alunos de escola em Xerém entrevistam escritoras da rede municipal de ensino

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Aila Saldanha do Couto, em Xerém, tiveram um dia inédito como entrevistadores, durante uma manhã literária, na própria unidade. Entusiasmados e bem à vontade, meninos e meninas fizeram várias perguntas para as escritoras, que também são professoras da unidade, Fabíola de Souza Alves, autora do livro infantil “Ricardo Pançudo e Joca Palito” e Rosemeri de Souza Zupi, uma das cronistas do exemplar “Educação, “Memórias e Trajetórias de Vida”. O produtivo bate-papo rendeu uma série de descobertas para os pequenos. Eles tiraram dúvidas sobre a profissão das entrevistadas, questionando-as de como foi o período delas enquanto estudantes até tornarem-se professores e escritoras.

A iniciativa fez parte da proposta pedagógica que o professor José Cassiano desenvolveu com os alunos. “Eu estava em um trabalho com a minha turma sobre a leitura e a escrita a partir de um livro didático. E foi durante o processo de produção de entrevistas, escrita e desenvolvimento da oralidade, apontados no livro, que surgiu a ideia de entrevistar alguém que representasse um papel importante na sociedade. Foi quando chegamos nas nossas escritoras, e eles ficaram curiosos e super animados em entrevistá-las. O resultado foi maravilhoso”, explicou o professor.

Durante a entrevista, as escritoras falaram sobre suas experiências para escrever os livros e incentivaram a garotada sobre a importância da leitura e de estudar para se profissionalizar e poder ter um futuro melhor. A escritora e professora, Fabíola, ainda contou a história do seu livro que retrata a questão de respeitar e amar o próximo, independente das diferenças.