SME-Caxias faz balanço positivo sobre o resultado da campanha Setembro Amarelo

Falar sobre suicídio é algo muito sério e urgente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por esse mal poderiam ser evitadas. Além disso, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Na tentativa de frear esses dados, o Setembro Amarelo, que encerra hoje (30), é o mês destinado à campanha de conscientização sobre a prevenção desses casos.
Engajada nessa luta, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo Multiprofissional, formado por psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos, promoveu, ao longo do mês, uma série de atividades nas escolas, garantindo mais visibilidade e enfrentamento à causa. Foram palestras, rodas de conversas e atividades pedagógicas, envolvendo alunos, professores, diretores e orientadores pedagógicos e educacionais. Além disso, várias escolas aderiram à causa e criaram suas próprias ações, o que garantiu um retorno significativo.

Como aconteceu no Ciep Municipalizado 097 – Carlos Chagas, onde as orientadoras pedagógica e educacional, Nilce Bertolino e Clarice Faria, respectivamente, criaram atividades interativas que puderam trabalhar a questão emocional e cognitiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram bate-papos, dinâmica de sensibilidades (colocavam venda nos olhos dos estudantes para serem submetidos a experimentos e sensações, o que os remetiam a um mergulho em suas memórias socioemocionais). Além disso, tinha a caixinha do desabafo, onde podiam depositar pedidos de ajuda.
“O objetivo foi trabalhar o socioemocional, a carência afetiva, a dificuldade de relacionamento com a família. Enfim, a proposta foi levá-los a refletir com as dificuldades e assim procurar ajuda-los da melhor maneira”, explicou Nilce, feliz com a resultado.

Visivelmente emocionada ao finalizar o processo, a aluna Cassiane Lopes, de 16 anos, resumiu a experiência que passou: “A vida pode ser um pouco amarga, mas no final fica doce. Passamos por processos difíceis, mas devemos superar. Essa experiência me trouxe as lembranças necessárias”, avaliou a adolescente.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Básica (DEB), Denise Ana de Oliveira, o balanço das atividades trabalhadas durante o mês atingiu as expectativas. “Serviu para que a gente tivesse um olhar mais sensível sobre aqueles que de alguma forma sofrem calados, por exemplo, com a depressão. Mostramos para os nossos alunos que eles têm com quem contar. A partir dos casos identificados que precisam de acompanhamento contínuo, encaminhamos para a rede básica de saúde, onde são acompanhados. Agradeço a todas as unidades escolares envolvidas. Apesar de setembro estar finalizando a campanha de combate ao suicídio e as violências autoprovocadas nas nossas escolas será permanente”.