SME-Caxias retoma projeto “Mãos à Horta” nas escolas

Conscientizar os alunos sobre a importância da terra e da adoção de uma alimentação saudável, além de funcionar como um ótimo recurso didático. Trata-se do bem sucedido projeto “Mãos à Horta”, da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias que, acaba de ser retomado, após o período de pausa por conta da Covid-19.

O retorno do “Mãos à Horta” foi acompanhado de perto, na quinta-feira (23/09), na Creche Irmã Arnalda da Silva Neves, em Xerém, pelas subsecretárias Pedagógica, Myriam Medeiros, e de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral. Também estava presente a diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, Arlene Cavalini, que coordena o projeto.

Durante a atividade, a alegria e a interatividade da turma de 3 anos, que plantou alface, era visível. A participação deles no processo é integral, desde o plantio das sementes até a colheita, sob a orientação e manutenção de agricultores, contratados pela SME para atuarem como monitores.

No mês de setembro, outras quatro escolas também reativaram seus canteiros de hortaliças. São elas: E.M.Maria Anger Dias Guarino, Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense (CCAIC-Parque Muísa), Creche e Pré-Escola Municipal Teresa de Lisieux e Creche Municipal Dona Leda Granja Victer.

De acordo com Myriam Medeiros, a horta escolar gera impactos que ultrapassam os muros da instituição. Ela contou que a expectativa é estender o Mãos à Horta às unidades que se identificam com o projeto.

São diversos benefícios que esse tipo de projeto pode proporcionar. Se o aluno, por exemplo, ajuda durante todas as etapas de desenvolvimento da hortaliça, ele se familiariza com os alimentos, compreende do que eles são feitos e como podem contribuir para uma alimentação adequada. Além disso, leva todo o conhecimento para dentro de casa. A nossa ideia é ampliar o projeto por meio de formações para que possamos ter multiplicadores da ação dentro das escolas”, adiantou.

No campo pedagógico, a professora Lenine Bandeira explica que o trabalho com a terra potencializada o processo de aprendizagem. “Os meus alunos absorvem a teoria em sala de aula e vivenciam aqui a prática. É gratificante, pois eles se preocupam em cuidar diariamente dos alimentos que plantaram e acompanham o seu crescimento até o consumo, já que são utilizados na alimentação escolar”.