Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Linguística

Você, aluno, que é ligado em idiomas, conhecimentos gerais, é criativo e curioso, tem a chance de mostrar o seu talento e ainda ter a oportunidade de representar a sua escola para todo o país. Trata-se da 11ª Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), que está com inscrições abertas, até 26 de setembro, para estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental do munícipio de Duque de Caxias, ou qualquer outra pessoa que tenha interesse em participar. A prova da Fase 1 começou no dia 18 de setembro e termina no domingo (26), quando as inscrições também se encerram. Por isso, é importante ficar atento ao calendário, pois o prazo é curto. A Fase 2 ocorrerá no dia 16 de outubro. A avaliação é feita pelo computador ou celular.

Inscrições: Devem ser realizadas no site da OBL (www.obling.org), onde o interessado tem acesso ao edital e o cadastro a ser preenchido.

Público-alvo: Alunos do 5º ao 8º ano participam na categoria Mirim, e alunos do 9º ano ao Ensino Médio, na categoria Regular. Já a Categoria Aberta é destinada para qualquer pessoa, de qualquer idade, que não esteja mais matriculada no ensino regular, tendo concluído ou não essa etapa.

Premiação: Os melhores colocados da categoria regular poderão participar da Escola Linguística de Outono (ELO) entre os meses de março, abril e maio de 2022.

A Olimpíada Brasileira de Linguística é um projeto educacional que acontece desde 2011 para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, e conta com a parceria das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de outras 3 universidades federais e 2 associações brasileiras de linguísticas.

A cada edição, a OBL recebe um sobrenome diferente, herdado de alguma língua que tem relação com o português falado no Brasil e que reflita a ênfase dada no ano em questão. A presente edição (2021-2022) recebe o nome de Mascate, palavra portuguesa de origem árabe, que se refere a comerciantes em geral e foi especialmente usada para se referir aos imigrantes que chegaram ao Brasil no século XIX.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental da SME-Caxias, Fernanda Lessa, a iniciativa vai contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento educacional e cultural dos alunos. “É a primeira vez que Duque de Caxias participa e será uma excelente oportunidade para que os nossos alunos possam entender quais os elos que nos unem a outras culturas. Este ano, o tema é sobre o mundo árabe, cuja contribuição para o nosso dia a dia não só na nossa linguística, mas também na cultura, é muito forte”, avaliou.

Por Marilea Lopes