Comunidade do Pilar recebe nova unidade escolar totalmente reformada

A comunidade escolar do bairro Pilar tem motivos de sobra para comemorar. A Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou na segunda-feira (20/09) a Escola Municipal Cidade dos Meninos totalmente revitalizada. Para a aluna Camila Germano, de 16 anos, que está no 9º ano, o sentimento é de gratidão: “A minha escola ficou linda. Agora dá prazer de estudar aqui. Pena que é meu último ano. Fico feliz porque os novos alunos poderão aproveitar”, avaliou a menina, que estudou na unidade durante 5 anos.

Com a revitalização, estão sendo beneficiados mais de 600 estudantes, da Educação infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos) com alunos de até 70 anos. Durante a reforma, a escola contou com o apoio do CIEP Estadual 404 e a Escola Municipal Amélia Câmara, localizadas próximas à unidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Washington Reis, acompanhado pela secretária de Educação, Roseli Duarte, da diretora da unidade, Rita de Cássia Costa, do deputado federal Aureo Ribeiro e do estadual, Rosenverg Reis, entre outras autoridades municipais.

Para o prefeito, a ideia é avançar cada vez mais no setor educacional: “Vamos entregar ainda este ano mais dez creches. Além disso, estamos fazendo um planejamento econômico para viabilizar a climatização nas salas aulas de todas as unidades escolares”, garantiu.

De acordo com a secretária, Roseli Duarte, a gestão faz toda a diferença: “Foi preciso chegar em 2021 para ter um gestor público que tivesse um olhar para essa comunidade. Estamos oferecendo um espaço digno para os nossos alunos, onde não tem apenas carteiras, mas tem todo um processo pedagógico garantido”.

Já o deputado Aureo Ribeiro, que tem um olhar voltado para o ensino público, enfatizou: “A educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo em que vivemos. Vejo aqui a marca de união, de um grupo que faz a diferença. Quero agradecer à secretária de Educação, Roseli Duarte, pelo belo trabalho realizado junto com a sua equipe. Constantemente, visitamos as escolas e vemos na ponta as escolas sendo reformadas. Nosso objetivo é fazer ainda muito mais”.

A Secretaria Municipal de Obras realizou várias intervenções na escola, como o reparo das telhas, troca de todas as portas e azulejos cerâmicos danificados, remoção do sistema de calha do telhado com a implantação de um novo, revisão e reparo do sistema hidráulico de água fria e do sistema elétrico. Além disso, toda a área externa e interna do prédio recebeu pintura nova.

HISTÓRIA:

Quando foi fundada, em 09 de março de 2016, a unidade Cidade dos Meninos recebeu o nome de Escola Municipal Pilar, onde o corpo discente era constituído pelos alunos dos anos finais da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar. Contudo, logo após a sua criação, a unidade escolar teve o seu nome alterado, passando a chamar Escola Municipal Cidade dos Meninos. A troca do nome foi uma homenagem para os antigos alunos da fundação (orfanato) que era mantida pela fábrica de produtos químicos que existia nas proximidades da escola.