SME-Caxias leva alunas de ballet da rede para conhecerem o Theatro Municipal

Quando a expectativa se torna realidade. Alunas de ballet do projeto Pequenos Passos, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, viveram momentos inesquecíveis e de intensa alegria durante o mês de agosto. Elas visitaram, pela primeira vez, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que é a principal casa de espetáculo do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Além disso, um grupo de alunas da Escola Municipalizada Sergipe, em Xerém, fez uma breve apresentação de ballet na entrada principal do Theatro, direcionada pela professora de dança Grazi Di Castro, ao som da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, sob a regência do maestro Joabe Ferreira, e com a presença dos familiares.

Visivelmente encantadas, as meninas ficavam vidradas com cada detalhe apresentado durante a visita, com direito a assistir ao ensaio das bailarinas profissionais.
“Estar aqui parece um sonho. É tudo muito lindo. Descobri-me bailarina na minha escola, onde comecei a dar os primeiros passos. Minha família não teria condições de pagar para mim. Depois, ganhei um concurso de dança em um evento da prefeitura e bolsa para estudar de graça em escolas de ballet. Não vejo mais a minha vida sem a dança. Um dia ainda vou ser famosa e estar nesse palco”, disse Kelly Monteiro, de 16 anos, ex-aluna da Escola Municipalizada Sergipe.

A diretora da Escola Municipal Santo Agostinho, em Xerém, Gabriela Alves, também é só orgulho. Ela é mãe da aluna Isabela Machado, de 7 anos, da Escola Municipalizada Sergipe, e estava acompanhando a filha. “Esse projeto está fazendo a diferença na vida de muitas crianças. Ter acesso gratuito à cultura, a arte e a educação é maravilhoso. É o ensino público rompendo fronteiras”, destacou.

Para atender aos protocolos sanitários contra a Covid-19, as visitas ao Theatro Municipal estão sendo divididas em grupos. Inicialmente foram contempladas alunas da Escola Municipalizada Sergipe, em Xerém. Logo depois, será a vez da Creche-Escola Municipal Professora Maria Anger Dias Guarino e Creche Ayrton Senna.

A iniciativa de promover visita ao Theatro Municipal faz parte do projeto “Educação Também Faz Arte”, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, para oferecer aos alunos e seus familiares acessos às atividades culturais (música, artes visuais, dança, teatro e circo), dentro e fora do ambiente escolar. A visita foi acompanhada pela subsecretária de Acompanhamento às Ações Institucionais, Iracema Costa, que está à frente do projeto.

“O projeto “Educação Também Faz Arte” visa também contemplar o futuro das nossas crianças. Por isso, decidimos levar nossas bailarinas do projeto Pequenos Passos para que elas possam se familiarizar com o maior teatro que a gente tem do nosso estado. É a oportunidade delas sonharem mais alto, de perceberem que podem chegar até aqui, basta se dedicar”, enfatiza a subsecretária.