Escola municipal de Duque de Caxias recebe ônibus escolar

A volta às aulas começou de maneira ainda mais especial para os alunos do CIEP Municipalizado 328 – Marie Curie. Para oferecer mais comodidade, segurança e evitar a evasão escolar, a Secretaria Municipal de Educação atendeu ao apelo da direção e destinou um ônibus escolar para contemplar às necessidades dos alunos que dependem de transporte para chegar até a unidade. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (02/08) e contou com a presença da subsecretária Pedagógica, Myrian Medeiros, da subsecretária de Administração e Gestão de Pessoal, Sônia Pegoral e da coordenadora de Transporte Educacional, Geise Silva.

“Ao garantir o acesso para todos os alunos à educação, por meio do transporte escolar, asseguramos também sua permanência na escola e a continuidade do aprendizado desses estudantes. Nosso objetivo é proporcionar o que há de melhor para todos”, destacou Myrian Medeiros.

Feliz com a mais nova aquisição, a diretora da unidade, Rosa Paula Cunha, que está no cargo desde 2017, conta que, embora a unidade tenha dois micro-ônibus e uma van para atender alunos com deficiência, não estava sendo suficiente, já que muitos alunos moram distante.
“Esses transportes tinham que fazer duas, três viagens por dia para atender a demanda. A nossa escola está localizada numa área mais isolada, onde o ponto de ônibus mais próximo fica a 1km, por isso a chegada desse novo veículo era tão urgente. Só tenho a agradecer”, disse a diretora, acrescentando que foi organizado um cronograma para transportar os estudantes. “Nosso lema é: nenhum a menos”, garantiu.

Vale ressaltar que o ônibus entregue faz parte da frota dos 25, que foram adquiridos por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), cujos recursos financeiros foram viabilizados pela emenda parlamentar do deputado federal Aureo Ribeiro. Ao todo, são mais de 2.500 crianças da rede municipal beneficiadas.

Os ônibus contam com dispositivo de acessibilidade do tipo poltrona móvel (DPM) para garantir o embarque e o desembarque dos estudantes com deficiência ou com mobilidade reduzida. Além disso, possuem cinto de segurança em todos os assentos, tacógrafo eletrônico, limitador de velocidade e GPS para garantir uma melhor segurança aos alunos.