Professoras montam oficina de materiais recicláveis para criar brinquedos pedagógicos

Fotos:Glaudson Danubio

A busca por novas formas de ensinar e aprender durante a pandemia levou um grupo de professores da Creche Municipal Laura Menezes de Freitas Lima, no bairro 25 de Agosto, a inovar na metodologia de ensino, com o uso de brinquedos recicláveis. A proposta deu tão certo que o retorno positivo foi imediato e se transformou no maior referencial da escola.

Para alcançar as crianças, que estavam no ensino à distância, 14 educadores, entre professores regentes, estimuladores, agentes de apoio e de inclusão, orientadora pedagógica e diretora, colocaram em prática a solidariedade e montaram, na própria unidade escolar, um ateliê para confeccionar brinquedos pedagógicos com produtos recicláveis, doados pela comunidade escolar e pela equipe da Coordenadoria da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação. São papelões, garrafas de plástico, tampinhas, rolos de papel higiênico, enfim, itens simples que podem ser reutilizáveis e ainda contribuir com a qualidade do meio ambiente. Há ainda uma equipe de professoras que usa o material reciclável para produzir fantasias para apresentações teatrais.

De acordo com a diretora da unidade, Tatiane Chagas, os profissionais abraçaram a causa de tal forma que, até hoje, se dividem para manter a rotina do trabalho voluntário.

“A importância desse trabalho está em nos encontrarmos como profissionais no sentido de conseguir direções durante a pandemia. Nossos alunos são de realidades sociais bem diferentes entre eles. Tem criança, por exemplo, que não tinha qualquer brinquedo. A partir daí, pensamos em produzir diversão como material pedagógico para que todos pudessem brincar aprendendo não só na escola, mas também em casa. No começo, foi difícil para alguns pais se adaptarem, mas depois se tornou uma troca linda”, explicou a diretora, que ainda acrescentou: “O resultado a gente confere nos vídeos enviados por eles. Essa integração familiar é fundamental no processo educacional”, avalia.

O depoimento de Suzana Santana, mãe do aluno Raphael Monteiro, de 4 anos, por exemplo, evidencia a afirmação da diretora. “É maravilhoso o trabalho que as professoras realizam. Meu filho fica encantado com os brinquedos. Estou triste porque ano que vem ele completa o período e terá que deixar a creche, mas valeu tudo que aprendeu até aqui”.

Para confeccionar o material, a equipe de professores montou uma força-tarefa. Uma vez por semana, eles se reúnem para planejar os brinquedos que serão criados para acompanhar o desenvolvimento da criança. Atualmente, são 15 tipos de brinquedos para atender 50 alunos.

“É tudo muito bem pensado. Tanto que entregamos os brinquedos com as instruções de como deve ser utilizado e para que serve. Na Educação Infantil, o ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. As atividades lúdicas trabalham fatores cognitivos e socioemocionais”, explicou a educadora educacional, Fátima Ramalho.

Por Mariela Lopes