Escolas recebem o projeto Sacola Literária de incentivo a leitura

A importância da leitura é incontestável quando o tema em questão é a educação. Afinal, mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas, os livros continuam sendo essenciais para o processo de aprendizagem. Sem falar que para que o hábito da leitura seja consolidado é fundamental que comece desde a infância.

Assim, o Projeto Sacolas Literárias, da VR Projetos Culturais, com o patrocínio da empresa Taesa, contemplou duas escolas de Duque de Caxias com um acervo de cerca de 200 livros com obras para crianças, jovens, adultos e portadores de deficiência visual. As escolas municipais, Ciep Municipalizado 015 – Henrique de Souza Filho – Henfil e Capitão Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira receberam diversos livros novos para compor o acervo de suas bibliotecas, que está disponível para o uso dos estudantes e dos professores de cada unidade.

Os livros oferecidos pelo projeto são cuidadosamente separados por bibliotecários e profissionais da área da literatura, e conseguem atingir todas as faixas etárias, atendendo aos estudantes da Educação Infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). O acervo disponibilizado conta com livros em braile, livros de introdução aos clássicos da literatura, livros sensoriais para as crianças que ainda não são leitoras e um tapete de borracha para as atividades ao ar livre. É interessante que as bibliotecas tenham livros para todos os tipos de leitores, fazendo a literatura cada vez mais acessível.

“Poder estar oportunizando nossos alunos a conhecerem escritores e títulos como Marô Bárbieri, entre outros, através do Projeto Sacola Literária, só nos traz ânimo e garra para criarmos novos projetos e inovarmos os que já colocamos em prática”, salienta Sonia Ramos, diretora do Ciep.

Entre os autores que integram o material disponibilizado, é possível destacar nomes renomados da literatura como: Ruth Rocha, Pedro Bandeira, José Saramago, Machado de Assis, Clarice Lispector e tantos outros. O projeto também entrega as ecobags que chegam junto dos livros, permitindo que os alunos possam levar os livros para casa, incentivando a leitura com a família.

De acordo com Valeria Angelo, Coordenadora de Leitura Literária, os professores e alunos das escolas agraciadas, ficaram muito entusiasmados e gratos com os novos títulos para compor a biblioteca da unidade. O acervo enriquece ainda mais todo o trabalho de leitura literária na escola, como as rodas de leitura e os desafios literários.