Encerramento do projeto Sinta o Som com os professores do município

Um conteúdo rico, lúdico e diversificado com a utilização de músicas, danças e jogos para tornar a aula dos professores ainda mais incrível. Esse é o Sinta o Som, projeto que passou pelo município em 2020, com aulas remotas durante cinco meses. Os professores contemplados pelo projeto puderam aprender diversas estratégias pedagógicas para trabalhar em sala de aula, com atividades voltadas para o ensino fundamental. O projeto é uma realização do Instituto Brasileiro de Música e Educação, com o patrocínio da ENEL e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

Devido ao cenário pandêmico provocado pela Covid-19, o Sinta o Som precisou adaptar suas atividades de uma maneira que os professores conseguissem realizar de forma remota e posteriormente aplicá-las durante as aulas. “Esse projeto é de grande importância, principalmente por causa do momento que estamos vivendo. O curso se tornou uma forma de estarmos juntos novamente”, afirma a secretária municipal de Educação, Roseli Duarte.

Na manhã da última terça-feira (08), na sede da SME, aconteceu o encerramento do curso para o grupo de professores do município, com a entrega de certificados e Kit´s para que os professores possam aplicar em sala de aula, os conhecimentos adquiridos.

“Foi um curso muito enriquecedor para os professores, com o compromisso de estarmos juntos, de ter uma troca e participar das atividades”, avalia Izabel Docek, coordenadora do grupo de professores de Duque de Caxias.

Marcela Novais, professora da Escola Municipal Castro Alves, localizada no bairro Jardim Olimpo, foi uma das professoras contempladas pelo projeto. O curso a ajudou a expandir os seus conhecimentos de maneira criativa através da musicalização. “Além disso, funcionou como uma terapia para mim em um momento tão difícil que estamos vivendo”, destacou a professora.

Um dos objetivos do curso foi tornar a experiência da aula ainda mais atrativa, única e dinâmica para os estudantes. A formação do Sinta o Som com nossos professores terá um impacto para além da sala de aula, uma vez que o aprendizado e o conhecimento vão além.