Creche é inaugurada em Nova Campinas e vai oferecer cerca de 200 vagas

Investir em educação infantil é construir um futuro melhor para as próximas gerações. A partir desse princípio, a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou para a população mais uma nova unidade escolar. Nesta sexta-feira (14/08), o prefeito Washington Reis, acompanhado pela secretária de Educação, Claudia Viana, inaugurou a Creche Municipal Dona Leda Granja Victer, no bairro Nova Campinas. O nome do espaço é uma homenagem a uma mulher à frente do seu tempo, que foi pioneira no setor industrial e formou centenas de jovens para atuarem na área. A cerimônia contou com a presença do seu filho, Wagner Victer, que estava visivelmente emocionado.

Realizada com mais um benefício em prol do avanço educacional, Claudia Viana fez uma análise sobre a importância do investimento.  “Temos um número considerável de crianças em nossa cidade, decorrente de quase um milhão de habitantes. Portanto, é necessário a construção de creches e escolas. E é por esse caminho que estamos seguindo. Além disso, a infraestrutura dessa escola é maravilhosa e atende todos os padrões de qualidade. Temos um prefeito, que é um empreendedor incansável, e tem buscado recursos junto com os nossos deputados federais, Aureo Ribeiro e Gutemberg Reis, além do deputado estadual, Rosenverg Reis, para que sejamos referência em saúde e educação”.
Construída com modernas e amplas instalações, a nova unidade conta com ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: dez salas de aula, sala multiuso, sanitários com acessibilidade, fraldários, lactários, área de higienização pessoal, recreio coberto, parque, refeitório, além das áreas administrativas e de serviço. Possui capacidade para atender cerca de 200 alunos, em período integral.

A obra, executada como modelo de projeto padrão de educação infantil, foi financiada com recursos da Prefeitura, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil.

A nova creche chegou para atender um antigo apelo da população da região. Além do estruturado espaço físico, permitirá, por exemplo, que as mães ganhem mais independência e tranquilidade ao sair para trabalhar. Como é o caso da moradora Alana Rodrigues, de 30 anos. “É uma válvula de escape para muitas mães do nosso bairro que precisam trabalhar ou estudar e não têm com quem deixar os seus filhos. Realmente, é uma recompensa para nós. Espero conseguir uma vaga para a minha filha “, comemorou.
” A beleza dessa creche superou as minhas expectativas”, acrescentou a outra moradora, Kariny Almeida, de 17 anos, mãe de Pedro Almeida, de 1 ano .