Alunos de escola municipal vencem estudantes ingleses em competição virtual de matemática

Para aproximar os alunos do convívio escolar durante o período de afastamento social e mantê-los ativos no aprendizado à distância, o professor de Matemática, Taylor Carvalho, teve uma ideia visionária que foi além de suas expectativas. Com o apoio da equipe diretiva do CIEP Municipalizado 097 – Carlos Chagas, no bairro Gramacho,e da Escola Municipal Expedicionário Aquino De Araújo, na Vila São Luis, ele cadastrou seus alunos no conceituado site britânico Mangahigh, com sede em Londres, especializado no ensino da Matemática por meio de games (jogos) e quizzes (questionários). A interatividade foi tamanha que seis alunos do CIEP Carlos Chagas foram desafiados pela escola inglesa Bohunt Wokingham para uma competição matemática chamada FAI-TO, instalada no site. O resultado? Os alunos da escola pública municipal de Duque de Caxias venceram os estudantes ingleses, com um placar de oito dos nove rounds. Os vitoriosos são: Carlos Oliveira, de 14 anos; Eduardo Silva, 14; Jefferson Carlos, 14; Lara Santos, 11; Vitor Hugo, 14, e Nayara Nascimento, 15. Eles receberam troféu virtual e certificado de participação, além do reconhecimento.

De acordo com o professor Taylor, que é só orgulho, o resultado mostrou o valor do ensino público. “O que seria apenas uma iniciativa para tornar a matemática mais atrativa, se tornou uma grande conquista. Ganhar de uma escola de primeiro mundo nos enche de orgulho. É sinal que estamos no caminho certo. Podemos mostrar para a sociedade que os nossos alunos, apesar das dificuldades que vivem, são capazes. E nós, professores, temos competência, sim! Nossa formação é contínua, ou seja, vai além da faculdade. Precisamos apenas acreditar no potencial dos nossos alunos e fazer o trabalho com amor e dedicação. É gratificante ver a alegria deles”, analisou Taylor, que ainda aproveitou para destacar o apoio da Secretaria Municipal de Educação. “A SME nos estimula a criar e ter autonomia , o que faz o professor se sentir mais valorizado”.

Para a subsecretária Pedagógica, Tatiana Várzea, o resultado desse trabalho traduz a importância do modelo da escola democrática. “Parabenizamos o desempenho dos nossos alunos e a dedicação do professor em oferecer um ensino inovador. É um resultado recompensador para todos nós, pois confirma o potencial da nossa rede”, avaliou a subsecretária.