Almanaques e guias em braile sobre educação ambiental são doados para escolas da rede

A Secretaria Municipal de Educação está de portas abertas para abraçar parcerias que contribuem com atividades educativas para os alunos em isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Partindo deste princípio, na sexta-feira (15/05), a secretária da pasta, Claudia Viana, acompanhada da responsável pela Assessoria à Gestão Escolar (AGE), Alcineia Oliveira, recebeu dos projetos UÇÁ e EDUC — desenvolvidos pela ONG Guardiões do Mar, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – a doação de 2.500 almanaques com atividades lúdicas que remetem para o correto descarte de resíduos sólidos. O material será distribuído para estudantes de escolas do 2º Distrito, que já participam dos programas ambientais promovidos pela ONG. A outra novidade é que também foram doados 50 guias inéditos em braile sobre a história da Baía de Guanabara para os alunos deficientes visuais da rede.

Na ocasião, Claudia Viana recebeu o material das mãos do presidente da ONG Guardiões do Mar e coordenador nacional do projeto UÇÁ, Pedro Belga, que foi acompanhado do coordenador geral do EDUC, Rodrigo Gaião.
A parceria é louvável, segundo Cláudia Viana, pois não só leva atividades para diminuir a ociosidade dos alunos em confinamento, mas também promove a educação ambiental dentro de casa. “Só tenho a agradecer aos nossos parceiros. O material didático é maravilhoso e atende alunos da classe regular e aqueles com deficiência visual. A nossa Educação não para nunca. Apesar de estarmos passando por essa pandemia, estamos nos reinventando, nos reeducando para esta nova realidade”, ressaltou a secretária.
Em relação à distribuição do material, Claudia explicou que vai começar o mais breve possível. “Os responsáveis dos alunos receberão diretamente nas escolas. A equipe escolar fará a entrega junto com as apostilas. É importante ressaltar que as medidas de higiene e segurança são devidamente aplicadas. Todos utilizam máscaras, álcool em gel e mantém o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde.

Para Pedro Belga, o momento atípico intensificou a parceria com a SME, firmada desde 2018. “É gratificante ver o nosso material sendo utilizado na íntegra como apoio para entreter e educar os alunos. Por conta das questões de saúde, nós não teríamos como fazer essa distribuição, mas a SME tornou possível. Caso contrário, essas edições ficariam guardadas nas prateleiras da instituição”, comemorou.
Os impressos intitulados “Guanabara Viva” traz um apanhado de informações sobre a Baía de Guanabara. Essa publicação mostra que a Baía ainda está viva e sua recuperação é possível. A primeira impressão foi realizada em Braille, e a mesma publicação está disponível em tinta no formato de e-book, no site do Projeto UÇÁ, assim como no formato de audiobook. Acesse gratuitamente: http://projetouca.org.br/publicacoes/

Guias de educação ambiental para educadores, revistas de atividades, cadernos de desenho e caixas de gizes de cera também fazem parte dos matérias didáticos doados.
E as novidades não param por aí. A responsável pela AGE aproveitou o momento para propor a extensão da parceria aos grêmios estudantis de todas as unidades da rede durante o período de pandemia. “Propomos oferecer um curso ambiental online para que os representantes dos grêmios sejam conscientizados e possam servir como multiplicadores, por meio das redes sociais, sobre as medidas de higiene e limpeza no meio onde vivem”, adiantou Alcineia.