AÇÕES INOVADORAS DESPERTAM O GOSTO DOS ALUNOS PELA LEITURA

Autores de trabalhos criativos, lúdicos e dinâmicos os Dinamizadores de Leitura e Biblioteca da rede municipal de ensino de Duque de Caxias vão além da imaginação e despertam a paixão dos alunos pela leitura. O resultado desse processo pôde ser conferido durante a Mostra de Trabalhos 2019, do IV Encontro de Dinamizadores de Leitura e Biblioteca, promovido na terça-feira (26/11) pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Dinamização de Leitura Literária. O evento aconteceu no auditório da SME.

Na ocasião, sob a orientação da coordenadora, Penélope Monteiro, e sua equipe, os dinamizadores expuseram, por meio de cartazes, belíssimas atividades dos alunos, sob a ótica de famosas obras literárias infanto-juvenil.
Além da exposição, houve troca de experiências entre os profissionais e a participação dos alunos das escolas municipais Bom Retiro, Ruy Barbosa, Aila Saldanha, Ruy Barbosa, CIEP Municipalizado 227- Procópio Ferreira e a municipalizada Sergipe, com apresentações de um coral, contação de histórias e peça teatral.

Para a professora Darciléa da Silva, esse tipo de encontro é fundamental para o desempenho profissional. “É a oportunidade de um estar vendo o trabalho do outro. Nos incentiva a procurar fazer o melhor. O resultado desse empenho é que cada vez mais aumenta o gosto dos alunos pela leitura. Muitos, inclusive, passaram a ser contadores de histórias nos eventos da escola”, contou a educadora.

A dedicação do trabalho ainda influenciou na descoberta de novos talentos. O aluno Isaque Miranda, de 8 anos, por exemplo, que sonha em ser ator, na ocasião, apresentou a peça “O Menino e os Animais, escrita por ele e que foi vencedora de um concurso na escola. “Eu fiz essa história pensando nos cuidados que as pessoas devem ter com os animais e a natureza. Temos que preservar a vida. Aprendi nas leituras que fiz”, disse o consciente menino.

Ao final, alunos e professores receberam Moção de Aplausos, entregues pelo Centro de Pesquisa Formação Continuada Paulo Freire da SME.