SME GANHA REFORÇO DE MAIS 22 NUTRICIONISTAS

A Secretaria Municipal de Educação acaba de ganhar um importante reforço para aprimorar ainda mais a alimentação servida nas unidades escolares. Nesta terça-feira (03/09), foram contratadas 22 nutricionistas, aprovadas no recente PSS (Processo Seletivo Simplificado) para atender às unidades de ensino do município.
De acordo com a subsecretária de Administração e Gestão de Pessoal (SSAGP), Iracema Medeiros, uma das prioridades da atual gestão é o investimento no cardápio escolar, e com a chegada dessas profissionais reforçará as tarefas que já são executadas com qualidade na rede. “Vamos dividi-las em grupos para que visitem as escolas semanalmente com objetivo de acompanhar o processo de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); identificar crianças com restrições alimentares; planejar e supervisionar a seleção dos alimentos; controlar a qualidade, higienização e armazenamento, entre outros serviços, que garantam o rigor de uma alimentação saudável. Sabemos que ao promover bons hábitos alimentares na escola, trabalhamos a favor de uma melhor aprendizagem, pois o aluno bem alimentado mostra um potencial maior, o que é cientificamente comprovado. Temos crianças, por exemplo, que a alimentação da escola é a única do dia. Portanto, temos a responsabilidade de oferecer o que há de melhor”, descreveu Iracema.

Empenhada em começar logo as atividades, a nutricionista Ana Paula Bravo de Souza, era só alegria. “É uma satisfação poder fazer parte desse seleto grupo de nutricionista. A gente sabe da importância do trabalho e estamos vindo com todo gás para agregar e fazer a diferença. Participei de uma outra seleção em 2015, porém, infelizmente, só tinha uma vaga e fiquei na quinta colocação, mas agora chegou a minha vez. Já trabalhei com alimentação em uma escola particular, onde desenvolvi vários trabalhos teóricos e práticos, mas meu objetivo era atuar aqui, ainda mais por ser a cidade onde eu moro”.
Com a chancela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a alimentação escolar da rede pública do município de Duque de Caxias é considerada uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro. O cardápio é elaborado pela nutricionista e responsável técnica da Alimentação Escolar, Joana Corrêa, da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAESC) da SME, com todos os padrões de qualidade exigidos, contendo verduras, legumes, frutas e proteínas.
Segundo a coordenadora de Alimentação Escolar, Ana Paula Bernardino, a alimentação servida nas escolas é uma das referências do estado. “É um orgulho para nós alcançarmos resultados tão positivos. Com a chegada desse quadro técnico seremos uma das redes em todo o estado a atuar com um grupo de nutricionistas diretamente nas escolas. É uma recomendação do Conselho Federal de Nutricionistas, junto ao PNAE/FNDE, que nós estamos seguindo à risca. Uma das novas contratadas, inclusive, ficou surpresa ao verificar a qualidade do nosso cardápio”.

Por Marilea Lopes