EDUCAÇÃO COMEMORA O DIA DO PORTEIRO COM FORMAÇÃO E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Para celebrar o Dia do Porteiro de maneira bem especial, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Cooperativa Central de Trabalho (Cootrab) e a Cooperativa de Trabalho e Serviços Administrativos (ADMCooper), realizou no sábado (08), no auditório do Colégio Pedro II, um encontro de formação e acolhimento para os profissionais que atuam como  guardiões das unidades escolares; sempre em prontidão para recepcionar, orientar e zelar pela segurança. Os porteiros e porteiras ainda receberam certificados e participaram de sorteios. Além da secretária de Educação, Cláudia Viana, acompanhada pelas subsecretárias,  Denise Klayn e Iracema Medeiros, estiveram presentes a responsável pela Supervisão de Cadastro Pessoal da SME, Flávia Menezes; o deputado federal, Aureo Ribeiro e os responsáveis pela Cootrab, Flávio Prado e Andréa Perrone; e Pedro Fonseca, da ADMCooper. Representantes da Defesa Civil e da Guarda Municipal também participaram.

A secretária Cláudia Viana abriu o evento e destacou a fundamental importância dos porteiros para o bem-estar da rede. “Vocês têm a missão de guardar a vida daqueles que estão dentro da escola trabalhando e estudando; conhecem os alunos e suas famílias e ainda costumam ser mediadores de conflitos. Hoje, além de ser um dia de celebração, é um momento de formação para contribuir com o valoroso trabalho de vocês.”.

O deputado federal Aureo ainda acrescentou: “Aqui é um time bem entrosado, que tem feito a Educação de Duque de Caxias dar certo. Estou aqui como morador, representante da cidade e aliado do prefeito Washington Reis, que tem lutado para colocar a nossa cidade nos trilhos, pois a pegou muito bagunçada. A gente começou agora a reformar escolas; vamos colocar ar-condicionado, enfim, estamos avançando. Agradeço a cada um que com seu esforço, suor e dedicação, faz essa cidade dar certo. Que venham outras formações, pois vocês devem ser cuidados com muito carinho e atenção”.

A ocasião também foi marcada com a apresentação do projeto Portas Abertas, desenvolvido pela Defesa Civil e a Guarda Municipal. A iniciativa faz parte do programa de estratégias da Comissão de Segurança Escolar, instituída pela secretária  Cláudia Viana, com a participação de secretarias municipais e da sociedade civil, para serem aplicadas nas escolas no decorrer do ano. Na ocasião, os agentes falaram sobre os tipos de violência  e como o porteiro deve proceder mediante a esses casos, entre outras ações de segurança.

Durante o encontro, o grupo teatral Os Encantadores de Histórias apresentou a peça “A Portaria Como Ela É”, que, de maneira bem-humorada, retratou o dia a dia dos porteiros. Ao final, os homenageados ainda se emocionaram com a mensagem de autoestima e reconhecimento profissional. Por fim, a orquestra da Fundec fez uma apresentação em grande estilo.

O porteiro da Escola Municipal José Camilo Zito, Ailton Sabino, que estava acompanhado da colega de trabalho, a porteira Sandra Lima, da Escola Imaculada Conceição, era só alegria “A gente se sente mais valorizado, pois nos dão a oportunidade de aprender ainda mais a lidar com as crianças e amenizar os problemas que possam surgir. Havia situações, por exemplo, que eu não sabia como agir, mas agora aprendi”, comemorou.