EDUCAÇÃO BUSCA AMPLIAR E FORTALECER PARCERIA COM A PETROBRAS PARA DESENVOLVER PROJETOS NAS ESCOLAS

Em busca de ampliar e fortalecer a parceria com a Petrobras, que viabiliza projetos culturais, ambientais, sociais e esportivos para escolas e comunidade, a secretária de Educação Cláudia Viana, reuniu-se com a gerente executiva da área de Responsabilidade Social da estatal, Beatriz Nassur Espinosa, acompanhada do gerente de Relacionamento Comunitário de Responsabilidade Social, Gilberto de Carvalho, na manhã da segunda-feira (03). O encontro foi articulado pelo deputado federal Áureo Moreira e contou com apresentação de projetos de impacto social, desenvolvidos em algumas unidades escolares, em parceria com a empresa petrolífera e outras do ramo. Além disso, a comitiva visitou quatro escolas: Maria Anger Dias Guarino, Dr. Manoel Reis, Campos Elíseos e Barão do Rio Branco, localizadas no bairro Campos Elíseos, onde está situada a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) da Petrobras. O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Marcus Vinícius Guimarães, também estava presente, assim como a equipe de gestores de projetos educacionais da SME.

“A reunião foi muito proveitosa. Eles (representantes da Petrobras) puderam ver na ponta o sucesso do trabalho feito para a educação por meio das nossas escolas, além da variedade de alunos que participam, motivados pela vontade de aprender cada vez mais. Puderam também observar a necessidade de ampliar projetos, principalmente, voltados para educação ambiental, leitura, musicalização, enfim, tudo que é importante para a construção da cidadania dos nossos alunos”, disse Cláudia Viana.

Visivelmente satisfeita com a repercussão do trabalho apresentado e vislumbrando projetos a serem implantados ou expandidos na rede, Beatriz Espinosa destacou que a Petrobras analisa o contexto institucional e busca iniciativas que de fato sejam relevantes para aquela determinada comunidade. “A educação é um legado que a gente quer sempre deixar nas comunidades onde atuamos e definimos a educação infantil como o novo foco. Por isso, é fundamental conhecer a realidade desses locais para que a gente siga com o compromisso de desenvolver novos projetos para esse público, que é tão necessitado de ações como essas. Temos a Secretaria de Educação como uma grande parceira, que nos ajuda a entrar nos locais onde queremos impactar. Então, é uma honra estar aqui com a secretária e o deputado Aureo. Vale ressaltar que muitas das ações poderão ser levadas para outras escolas, além daquelas onde a gente tem um projeto como sede.”, enfatizou.

Durante a visitação, a Escola Municipal Campos Elíseos apresentou o projeto Unicirco – Arte, Educação & Comunidade, do ator e empresário Marcos Frota, que conta com o patrocínio da Petrobras. A inciativa foi implantada na unidade como experimental, em agosto do ano passado, e se transformou na menina dos olhos da comunidade escolar, o que garantiu a assinatura de um termo de cooperação técnica com a SME . A direção da escola informou que o projeto atende cerca de 300 alunos e a procura tem sido cada vez maior. Também diminuiu significativamente a evasão escolar e aumentou o rendimento dos alunos em sala de aula. Eles têm aulas de malabarismo e contorcionismo, entre outras performances circenses. A inciativa ainda oferece acompanhamento pedagógico e social.
E não para por aí. A comitiva também esteve num espaço localizado ao lado da escola Maria Anger, onde funciona o Som + Eu. O projeto socioeducativo tem patrocínio da Braskem e oferece, desde 2017, aulas gratuitas de canto coral e instrumentos de orquestra para crianças e jovens de 7 a 19 anos. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é estender para todas as escolas da rede. Na ocasião, a aluna Giovanna de Araújo, de 11 anos, fez uma emocionante apresentação com seu violino e disse que sonha no futuro tocar em grandes salas de concerto. A iniciativa já beneficiou mais de 3 mil crianças e adolescentes, desde 2011, quando iniciou as aulas de música gratuitas em comunidades do Rio, como na Providência.
Já na Dr. Manoel Reis, a horta vertical foi o destaque. O projeto, patrocinado pela empresa Arlanxeo, deu certo; e o intuito é que seja expandido para outras unidades.

Para o deputado Aureo, esses resultados positivos são a prova de que a educação está no caminho certo e que o apoio de empresas comprometidas com o bem-estar social é fundamental. “Tenho certeza que essa visita vai trazer bons frutos. Vamos conseguir investimentos necessários com a Petrobras, que nos enche de orgulho e tanto contribui para o crescimento educacional e social da cidade. Temos uma rede com quase 180 escolas e profissionais de excelência, por isso precisamos dessas inciativas. A rede passou por um tempo de abandono nos governos anteriores, mas estamos virando o jogo”, destacou o deputado, acrescentando que tem viabilizado emendas parlamentares. “Conseguimos em Brasília trazer verbas para investir na educação. Foram 14 milhões de reais para a construção de cinco creches, além de recursos para a aquisição de 26 ônibus adaptados para transportar nossos alunos com segurança. Recentemente, ainda destinamos verbas para a reforma de escolas e compra de material didático”, finalizou.