DIA MUNDIAL DA ÁGUA: CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL SÃO DESTAQUES EM ESCOLA

O Dia Mundial da Água foi celebrado com ações de conscientização e educação ambiental em meio aos alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Reis e comunidade local. A iniciativa foi graças às parcerias que as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente assumiram com o Projeto EDUC, da ONG Guardiões do Mar, com apoio da Petrobras.
Na ocasião, houve jogos, exposições, brincadeiras didáticas, distribuição de mudas de árvores, além de uma campanha efetiva em que estudantes trocam lixo reciclável (resíduos sólidos) pela moeda verde para comprar brinquedos e livros. O caminhão Leia Caxias, da Secretaria Municipal de Educação, também esteve no local para a garotada ouvir histórias e viajar na leitura dos livros infantis.

A secretária de Educação, Cláudia Viana participou do evento e destacou a importância de investir na educação ambiental para a formação das crianças. “Água é vida! Como falar de vida, sem falar de educação? A aprendizagem se faz no dia a dia e embasa a nossa construção social. É muito importante discutirmos este assunto com os nossos pequenos. Construir uma atitude cidadã é preservar a existência humana”.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental de Projetos, da ONG Guardiões do Mar, Helensandra Costa, o trabalho tem atendido as expectativas. “Estamos muito felizes com os resultados. A gente já faz trabalhos efetivos de conscientização ambiental em outras escolas da rede e temos alcançado nosso objetivo. Tudo isso graças ao apoio que temos das secretarias de Educação e Meio Ambiente. O material recebido é entregue aos catadores de resíduos sólidos da região, o que ainda promove a geração de renda para eles. A Dr. Manoel Reis foi a nossa escola piloto, que deu certo e proporcionou a expansão para as outras unidades.

A parceria entre a Educação, por meio do Núcleo de Acompanhamento às Instituições Sociais, e o Projeto EDUC começou no ano passado com ações para redução dos impactos ambientais causados pelos resíduos domésticos diários. O projeto hoje é desenvolvido nas escolas Profª. Maria Anger Dias Guarino, CCAIC (Creche Centro de Atendimento à Infância Caxiense de Campos Elíseos), Marilândia, Regina Celi da Silva Cerdeira e Dr. Manoel Reis.