REUNIÃO DE DIRETORES É MARCADA POR HOMENAGEM ESPECIAL AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A reunião mensal com os diretores escolares promovida pela Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nesta quinta-feira (21) de forma bem especial. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as gestoras, que correspondem a 90% da rede, foram homenageadas com a entrega de rosas, apresentações musical e teatral, recitações de poesias, além de uma esclarecedora palestra de alerta e conscientização sobre como agir nos casos de violência doméstica. A anfitriã do evento, secretária de Educação, Cláudia Viana, contou com as presenças do secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Carlos Mello, que foi representando o prefeito Washington Reis, e da titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Duque de Caxias, Fernanda Fernandes. Participaram também, as subsecretárias de Ensino, Denise Klayn; de Acompanhamento e Gestão de Pessoal, Iracema Medeiros; e de Educação em Infraestrutura, Marilda de Paula.

Um dos momentos marcantes do encontro aconteceu logo na recepção das diretoras. Elas foram recebidas com rosas, entregues por dezenove diretores da rede. Vestidos de camisa rosa, eles decidiram prestar uma homenagem particular, que encantou as colegas de trabalho. A entrada ainda contou com a apresentação de voz e violão do funcionário da SME, Moisés Machado.

“Ter a oportunidade de reconhecer cada uma de vocês, que ficam na ponta, na correria do dia a dia, mas que são essenciais na engrenagem da nossa educação é engrandecedor para nós. Vocês são guerreiras, agregadoras, sensíveis, mas com uma força interna capaz de mudar o mundo. A cada dia a gente se supera. Sabemos que não é fácil ser mulher, mas, ao mesmo tempo, é gratificante. Agradeço o carinho dos nossos diretores que deram um show aqui com um gesto de muito amor e carinho”, elogiou a secretária.

Já o secretário Carlos Mello, acrescentou: “Além de engenheiro, sou professor e estou sensibilizado com o que vi aqui. Sem dúvida, é uma das tardes mais agradáveis que passei nos últimos anos. Vocês, mulheres, são merecedoras ”, afirmou, acrescentando que o prefeito não pôde ir por estar em Brasília buscando recursos para a cidade.

Durante o evento, em meio a melodia da flauta, executada pelo diretor João Bosco, da Escola Municipal Jayme Fichman, Cláudia Viana também foi homenageada por completar um ano à frente da pasta. Ela recebeu flores das mãos da subsecretária Iracema e se emocionou com as citações dos momentos marcantes de superação durante a sua trajetória.

A ocasião também foi marcada com a poesia, escrita e recitada, pelo aluno Augusto Martins, da Escola Municipal Olga Teixeira. No texto, ele ressalta a força e o respeito que todos devem ter pela mulher. “Vocês merecem muito mais do que essas palavras. Agradeço por nos tratar com tanta gentileza e bondade na escola”, acrescentou o menino, que ainda contou com a parceria do diretor da sua escola, José André Alves, que também dedicou a leitura de um texto às mulheres presentes. Já a professora Marianne Muniz, do CIEP 220 Yolanda Borges, recitou poesias de reflexão sobre a importância da mulher na sociedade.
A montagem teatral ficou a cargo do grupo Os Encantadores de Histórias, do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, com a peça Cotidiano, que abordou a correria do dia a dia da mulher, mas que, ao final de tudo, ela sempre será uma princesa, porém, que foge do estereótipo frágil dos contos de fadas e assume uma postura de força e feminilidade na vida real.
“Foram séculos de submissão, mas vocês agora estão reescrevendo a história, mostrando o quanto são melhores que nós”, disse o diretor Robson Rodrigues, da Escola Municipal Roberto Weguelin de Abreu.

Além das homenagens, a ocasião contou com uma palestra esclarecedora sobre a violência doméstica, ministrada pela delegada Fernanda Fernandes, que também é mestre e autora do livro “Principio da Vedação à Proteção Deficiente na Lei de Violência Doméstica”. A delegada, recentemente, assumiu uma parceria com a SME ao ser convidada pela secretária Cláudia Viana para traçar medidas de conscientização e alerta nas escolas sobre casos como, violência contra a mulher e cyberbullying. Ao final, Dra Fernanda ainda tirou algumas dúvidas das diretoras sobre como agir ao constatar esse tipo de crime na escola.

Encantada com as homenagens, a diretora da Escola Municipal Manoel Reis, Marize Godinho, disse que o evento foi muito agradável para toda a rede de ensino. “Tanto eu como várias diretoras estamos felizes por termos sido presenteadas com um encontro tão acolhedor, inspirador e enriquecedor. Senti-me reconhecida como mulher e funcionária da rede. Ficou evidente que todos somos um: nós, SME e prefeitura”, comemorou.

Celebração ao Dia da Síndrome de Down

A SME aproveitou o momento e celebrou também o Dia Internacional da Síndrome de Down ao exibir um vídeo sobre a importância da inclusão e o trabalho que tem sido implementado na rede com os alunos especiais. Na ocasião, o destaque foi para Fabiana Tinoco, que tem Síndrome de Down e é funcionária da SME. Muito querida por todos, ela foi aplaudida pelo público presente e coroada a princesa da tarde.