SME PROMOVE REUNIÃO PARA ORIENTAR DIRETORES NO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E AÇÕES AGREGADORAS

A semana começou de maneira bem instrutiva para os diretores da rede. A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Acompanhamento aos Conselhos Escolares (NACE), que é vinculado à Subsecretaria de Acompanhamento e Gestão de Pessoal, promoveu nesta segunda-feira (28) a 1ª reunião para orientar os gestores a respeito do processo de prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e ações agregadoras. A secretária de Educação, Cláudia Viana, participou do encontro acompanhada pela subsecretária de Acompanhamento e Gestão de Pessoal, Iracema Medeiros e a chefe do NACE, Flavia Verônica Barbosa, além da equipe. Cláudia, que iniciou nesta semana uma maratona de visita às escolas, deu boas-vindas aos diretores e colocou-se à disposição para dialogar . Ela destacou que uma gestão participativa e presente são fundamentais para o alcance dos resultados promissores.

“Estamos aqui com o intuito de orientá-los da melhor maneira possível. O importante é suprir as dúvidas e minimizar os problemas pontuais das unidades escolares. O que estiver ao nosso alcance faremos. É certo que temos enfrentado algumas situações adversas, mas a nossa proposta é fazer deste ano melhor que os anteriores. Antes de começar as aulas, iniciei também a tarefa de ir às escolas para conversar com os gestores e conhecer as demandas de perto. Se não pudermos resolver tudo, pelo menos o que for mais crítico e urgente. Vamos começar uma nova etapa com mais melhorias e novidades”, destacou a secretária.

Logo em seguida, a subsecretária Iracema Medeiros destacou a importância que o NACE representa em prol da qualidade e eficiência da gestão escolar. Durante a reunião, ela aproveitou para passar os informes e esclarecimentos sobre os serviços administrativos e chamou atenção para a prestação de contas e o prazo para os diretores entregarem a documentação para receber a verba federal.

O NACE, que atualmente é chefiado por Flavia Verônica Barbosa, tem como finalidade acompanhar e orientar os gestores nos seus processos de prestação de contas de verbas públicas e ações agregadas. Durante a reunião, Flávia apresentou a equipe, que agora conta com novos integrantes e explicou passo a passo para a prestação de contas e outros serviços burocráticos.

Durante a reunião, as pautas abordadas foram: alteração de estatuto social dos conselhos escolares para uso do cartão PDDE; procurações para declaração de informações para a receita federal; calendário para entrega mensal as prestações de contas ao setor; períodos de utilização das verbas e documentações necessárias para as prestações de contas.