SME ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O UNICIRCO PARA PROMOVER ATIVIDADES CIRCENSES AOS ALUNOS

A Secretaria Municipal de Educação oficializou nesta quarta-feira (05/12) a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Unicirco Marcos Frota. O documento foi assinado pela secretária municipal de Educação, Cláudia Viana, e pelo ator e empresário Marcos Frota, responsável pela instituição. O projeto, denominado Unicirco – Arte, Educação & Comunidade, tem como objetivo principal implantar artes circenses em prol da formação de jovens em situação de risco. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Campos Elíseos, onde o projeto foi implantado como experimental em agosto deste ano e se transformou na menina dos olhos da unidade. Os alunos têm aulas de malabarismo e contorcionismo, entre outras performances circenses. Em contrapartida, devem apresentar um bom rendimento escolar. A inciativa conta com o patrocínio do programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras.
Estavam presentes no evento, as chefes do Núcleo de Acompanhamento às Instituições Sociais da SME, Alcineia Oliveira, e do Departamento de Programas e Projetos Educacionais da SME, Arlene Cavalini, além do gerente-geral da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), William França, entre outros representantes da Petrobras. Também participou, o presidente da Fundec, Ed Wilson.
“O sentimento que tenho hoje é de gratidão por vocês estarem aqui e nos presentear com esse projeto maravilhoso para nossas crianças. Parabéns a toda a esquipe da escola, aos alunos e aos pais por abraçarem essa iniciativa. Que venham mais projetos como esse. Nosso objetivo é avançar mais”, comemorou Cláudia Viana.

Marcos Frota, por sua vez, estava encantado com a repercussão do trabalho que está promovendo pela primeira vez em Duque de Caxias. “Nós plantamos a semente e hoje estamos colhendo o fruto. A arte e a cultura são fundamentais para a educação e eu agradeço o carinho e a receptividade que recebi de todos. Meu coração está transbordando de afeto e carinho ao ver a alegria nos olhos dessas crianças. Nosso objetivo é ampliar para outras unidades”, adiantou.

A solenidade contou atrações circenses promovidas pelos próprios alunos que participam do projeto. Com direito a tablado e lona de circo, implantados no pátio da escola por conta do projeto, eles deram um show à parte. Eram malabares, equilibristas, contorcionistas, palhaços, pernas de pau, pirâmide humana, entre outras atividades circenses.

De acordo com a diretora da escola, Ana Carolina Fialho Rêgo, participam do Unicirco cerca de 150 alunos, do 5º ao 9º ano. Ela conta que, desde que o projeto começou, o rendimento dos alunos foi significativo. “O comportamento, o respeito entre eles, as notas, enfim, tudo melhorou. Isso é formidável. O projeto ainda oferece acompanhamento pedagógico e social para os alunos. Temos até fila de espera de outros que querem fazer parte”.

“Nosso objetivo é atrair cada vez mais parcerias como essa. Além de investir na aprendizagem, evita a evasão escolar. Isso é comprovado. Muitos ainda podem se profissionalizar e ganharem sua própria renda”, destacou a chefe do Núcleo de Acompanhamento às Instituições Social da SME e supervisora do Unicirco, Alcineia Oliveira.