Tradicional festa natalina, promovida por fuzileiros navais, emociona alunos de escola em Xerém e resgata memória de um herói militar

Tradicionalmente, há cerca de 30 anos, a véspera de Natal se tornou a época mais aguardada pelos alunos da Escola Municipal Sargento João Délio de Souza, que fica na Fazenda Piranema, em Xerém. É quando eles ganham uma inesquecível festa natalina, organizada pelo Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais. O evento, que sempre acontece no quartel, localizado na Rodovia Washington Luiz, foi realizado nesta segunda-feira (26/11), com a participação da secretária de Educação, Cláudia Viana, que estava visivelmente encantada por fazer parte desse momento histórico para a garotada. Também estavam presentes, o comandante do batalhão, capitão de fragata Leonel Mariano da Silva Jr, o capitão de corveta, Wagner Dias, o filho do sargento João Délio, Carlos Eduardo Medeiros dos Santos e sua família; o diretor da escola, Márcio Wermelinger e a coordenadora de Transporte da Secretaria Municipal de Educação, Geise Silva, além de soldados. Ao todo, 170 alunos participaram da festa. A ocasião também foi marcada pelo aniversário do comandante e os 60 anos do Batalhão.

A escola, inaugurada em 1978, tem seu nome em homenagem ao Sargento João Délio dos Santos, o mais antigo dos militares do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, que faleceu em um naufrágio, ocorrido na Operação Graviola, em 1966. Por conta disso, a unidade se transformou na menina dos olhos do batalhão. “Hoje é dia de agradecimento, de rememorar aquele que se foi, mas deixou um grande legado para a nossa educação e de parabenizar esses militares que contribuem para um natal melhor para essas crianças. Isso é doação, é solidariedade, é amor. O presente acaba com o tempo, mas a lembrança desse momento fica guardada para sempre na memória de cada um”, disse a secretária, que, junto aos alunos, cantou parabéns para o comandante.

O evento durou o dia inteiro e contou com a sonhada chegada de Papai Noel, área recreativa, almoço e um grande bolo, além da entrega de presentes para as crianças apadrinhadas pelos fuzileiros. Os brinquedos são escolhidos pelas próprias crianças por meio de uma lista, que é passada com antecedência na escola.  “Esse ato representa uma foma de contribuirmos para um futuro melhor das crianças, além de reconhecer a importância que o João Délio teve para a corporação. É um momento gratificante. Cada tijolinho colocado tem um significado enorme. Tudo isso graças ao apoio da Secretaria de Educação e da comunidade escolar, que é sempre muito presente”, festejou o comandante.

Já o filho do sargento João Délio, ao lado da esposa, filhos e tio, era só orgulho ao falar do pai, que faleceu quando ele tinha apenas dois anos de idade. “É uma alegria, uma satisfação, uma honra ver o nome do meu pai ser referência para a educação das crianças. Ele morreu como um herói e continua fazendo história. Há mais de 20 anos participo dessa festa e sempre me emociono”.