SME OFICIALIZA ENTREGA DE ÔNIBUS NA CRECHE ESCOLA DO BAIRRO TABULEIRO E É RECEBIDA COM FESTA PELA COMUNIDADE ESCOLAR

A educação de Duque de Caxias recebeu 12 novos ônibus escolares e já estão a caminho mais 13 para compor a frota. Entre as unidades atendidas pelos transportes está a Creche Escola Municipal do Bairro Tabuleiro, localizada numa área rural em Xerém, considerada de dificílimo acesso. A entrega oficial aconteceu na sexta-feira (17/08) e contou com a presença da subsecretária de Ensino, Denise Klayn, que foi representando a secretária de Educação, Cláudia Viana, e da coordenadora de Transporte da SME, Geise Silva, além da comunidade escolar.

“A gente sabe o quanto é difícil o acesso para chegar até aqui. A proposta é garantir além da segurança do transporte aos estudantes, a redução da evasão escolar. Nós lutamos muito para garantir este benefício e hoje concluímos nosso objetivo”, comemorou Denise Klayn, acrescentando, com saudosismos, que começou na rede por esta escola. Ela também ressaltou que, na segunda-feira (20/08), encerra a entrega dos uniformes nas creches e, até o final de agosto deste ano, todas as unidades serão contempladas.

A coordenadora de Transporte da SME, Geise Silva, por sua vez, adiantou uma novidade sobre a aquisição dos ônibus. “Nós buscamos o projeto junto ao Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e eles nos atenderam. A unidade contava com uma van e um ônibus antigo, mas, em breve, será substituído por um novo. Essa iniciativa é um direito de vocês e um sentimento de dever cumprido nosso”, acrescentou.

Rodeada por uma vizinhança de agricultores, a Creche Escola Municipal do Bairro Tabuleiro, conta com 120 alunos. Cerca da metade dessas crianças precisam do transporte escolar. “Muitos moram longe e sem o transporte a nossa unidade não teria condições de funcionar. Só um ônibus não estava dando suporte. Tinha que fazer mais de uma viagem. A SME realmente tem sido nossa grande parceira”, contou a diretora Marilza de Azevedo Silva Santos, que está à frente da creche escola há 29 anos.

Visivelmente feliz, de acordo com Maria da Conceição Alves Cardoso, mãe da pequena Ludmilla, de 6 anos, o novo veículo era muito esperado. “Durante as fortes chuvas, minha filha já chegou a perder aula, pois moro em Tinguá e o nosso trajeto é complicado. Mas jamais tiraria a minha filha daqui. A escola é maravilhosa, tanto a diretora quanto os professores. Só temos a agradecer”.

Os ônibus atenderão centenas de estudantes da rede, inclusive aqueles com dificuldade de locomoção, uma vez que todos são equipados com ar condicionado e rampa automática para o acesso de cadeirantes.

“O investimento em educação é fundamental para formarmos cidadãos de bem que irão contribuir para o futuro do nosso país”, comemorou a diretora.