PROJETO SOCIAL DO UNICIRCO TRANSFORMA A VIDA DE ALUNOS

A magia do circo tem transformado a vida de alunos da Escola Municipal de Campos Elíseos. Exemplo dessa transformação pode ser conferido nos relatos e no brilho do olhar das alunas Isabele Vicente, de 14 anos, Giovanna Rosa, 12, Anne Beatriz Diniz, 12, Yasmin de Lima, 12. Há pouco mais de um mês, elas fazem parte do projeto Unicirco – Arte, Educação & Comunidade, do ator Marcos Frota, que conta com a parceria da Petrobras e inventivos das secretarias municipais de Educação e Cultura. Por conta disso, foi construída toda uma estrutura circense, com direito a palco e lona no pátio da escola. Há dois meses, o projeto começou a ser desenvolvido na unidade e caiu nas graças de cerca de 200 alunos que já participam ativamente das aulas circenses.

“Sempre ficava encantada quando via o circo pela televisão. Quando eu soube que eles viriam para a minha escola e que eu ainda poderia fazer parte fiquei muito feliz . Logo arrumei um tempo para me dedicar às aulas. Estou apaixonada. Não quero mais sair daqui. A minha vida mudou: fiz novas amizades; passei a me esforçar para tirar boas notas, pois só podem participar os bons alunos….Enfim, aqui é uma família. Não vivo mais sem isso aqui”, contou a vibrante Isabele Vicente, que estuda de manhã e se dedica ao projeto três vezes por semana, das 13h às 16h. Ela ainda acrescentou: “Já sei fazer malabares, pirâmide humana e andar com perna de pau. Agora, quero aprender a fazer contorcionismo”.

Exemplo de que o projeto circense dá certo e gera oportunidades para jovens que moram em comunidades carentes é o professor Deivid da Cruz Camilo. Ele era morador do Complexo do Alemão e teve a oportunidade de fazer parte do Unicirco, onde atua há oito anos

“Comecei como aluno aos 13 anos de idade e foi meu primeiro emprego. Isso é gratificante para minha vida, pois vejo o meu passado aqui presente, cujas oportunidades estão abertas para essas crianças. Vários pais, inclusive, já vieram nos agradecer por este trabalho estar tornando os seus filhos mais obedientes. Isso prova o nosso poder transformador”.

Hoje (16/08) foi realizada uma aula de experimental do Unicirco, que contou com a presença das subsecretárias de Ensino e de Acompanhamento e Gestão Pessoal, Denise Klayn e Iracema Medeiros, respectivamente, além da secretária de Cultura, Daniele Reis, do ator Marcos Frota e da comunidade escolar . Patrocinado pelo Programa Desenvolvimento & Cidadania da Petrobras através da Lei do ICMS, o projeto Unicirco tem como principal objetivo a democratização da cultura e a valorização das artes circenses brasileiras em prol da formação de jovens em situação de risco. A proposta é de que o projeto fique na escola durante dois anos. Esse tempo poderá ser prorrogado de acordo com a aceitação da comunidade escolar.  “Parabenizo a todos os envolvidos, em especial aos alunos que são os protagonistas desse projeto”, disse a subsecretária Iracema.

A secretária municipal de Cultura, Daniele Reis, por sua vez, deu também uma palavra de incentivo para a garotada. “Nós estamos aqui para somar forças. Que este seja o primeiro de muitos polos a serem instalados na nossa cidade. Queremos ver nossos alunos brilharem e serem reconhecidos. Quem sabe até no exterior”

Já a diretora da unidade, Ana Carolina Fialho, em meio a um discurso emocionado, falou sobre a importância de lutar pelos objetivos. “Sou cria da escola pública e quero que vocês tenham acesso ao que eu tive e ao que eu não pude ter. Somos capazes de mudar o mundo, basta querermos”.

O ator Marcos Frota era outro que estava encantado com a tamanha integração da comunidade escolar. “Agradeço a oportunidade de exercitar o aprendizado aqui. Estar vendo esse crescimento na autoestima desses alunos é espetacular, um orgulho para mim. Prova que estou no caminho certo”.