SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INICIA ENTREGA DE UNIFORMES ESCOLARES E COMEMORA AQUISIÇÃO DE NOVOS ÔNIBUS PARA ATENDER A REDE

O mês de agosto começou de maneira bem especial para o ensino municipal de Duque de Caxias. A entrega dos uniformes iniciou, na quinta-feira (09/08), nas creches e pré-escolas Professora Maria Lúcia Andrade Ribeiro, no bairro Figueira, e Professora Marília da Silva Siqueira, em Xerém, em meio a um ato marcante junto à comunidade escolar, promovido pelo prefeito Washington Reis e a secretária de Educação, Cláudia Viana. A ocasião também foi registrada pela entrega de 12 ônibus escolares para atender aos que moram mais distantes ou em locais de difícil acesso. Em breve, chegarão mais 13 veículos. Todos são adaptados para portadores de necessidades especiais e contam com equipamentos de segurança e câmera de ré. Os transportes foram adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura.

“ Trabalhamos desde 1º de janeiro para que este momento acontecesse. A nossa meta era entregar os uniformes o quanto antes, mas tivemos que solucionar entraves burocráticos no processo licitatório. Ao todo, são 400 mil peças de roupas adquiridas pela metade do valor. Em breve, vamos entregar também os tênis. Além disso, até o final do ano, vamos colocar o salário da rede em dia e trarei mais recursos para a Educação. Pegamos a rede destruída pelo antigo governo, mas vamos colocá-la de pé”, garantiu o prefeito.

Visivelmente emocionada, a secretária Cláudia Viana, destacou ser esse um momento mais do que aguardado pela comunidade escolar. Ela acrescentou que outras novidades estão a caminho, entre elas, o kit do material escolar.

“Desde a gestão da minha antecessora, profª. Marise Ribeiro, trabalhamos muito para que esse momento acontecesse. Hoje, concretizamos o nosso sonho, o nosso objetivo. Essa vitória é de todos nós. A distribuição do uniforme visa à inclusão social e a identificação dos alunos, já que na rede pública há muitos estudantes que não podem comprar esses itens. Quanto aos ônibus, além de garantir a segurança e qualidade ao transporte dos estudantes, reduz a evasão escolar.

De acordo com a Secretaria de Educação, a distribuição do kit dos uniformes, contendo duas camisetas, sendo uma com manga e outra sem, bermuda, além de agasalho e calça para o inverno, será feita gradativamente até que toda rede, composta por cerca de 80 mil alunos, da Educação ao Ensino Fundamental, seja contemplada. A previsão é de que até o final deste mês todos já estejam uniformizados.

Os pais dos alunos aprovaram com louvor. A mãe da pequena Giovana, de 5 anos, Samara Aparecida de Souza, por exemplo, era uma das que fez questão de externar o seu agradecimento. “Estou muito feliz, pois desde o governo anterior, nossos filhos não recebiam uniformes. Eles tinham que usar a roupa do dia a dia e isso gerava um custo alto para nós. Além do uniforme completo, ainda ganharam o de inverno. Sem contar que são de excelente qualidade. Só temos mesmo que agradecer. Vocês realmente cumpriram com o prometido”, comemorou.