ENCONTRO VISA APRIMORAR O TRABALHO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DESENVOLVIDO NOS CCAICs

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional(Consea) realizaram, na manhã desta sexta-feira (06/07), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o primeiro encontro para tratar sobre o tema  “Refletindo as Creches e Centros de Atendimento à Infância Caxiense – CCAICs: Desafios e Perspectivas”. Fizeram parte da mesa, a secretária de Educação, profª Cláudia Viana; a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Duque de Caxias (CONSEA-DC), Solange Bergami; e o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE-DC), Sidney Campos.

‘A parceria entre a sociedade civil e o governo permite a construção de uma política pública municipal consistente de combate à desnutrição infantil e seus determinantes. Os CCAIs além de permitirem melhorar o estado nutricional das crianças, fomentam a discussão e colocam o tema em pauta permanente”, destacou a secretária, Cláudia Viana.

O objetivo do evento é garantir a implementação de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, conforme monitoramento do trabalho desenvolvido nos Centros de Atendimento à Infância Caxiense (CCAICs). A Educação Municipal de Educação de Duque de Caxias conta com  sete Ccacis, que são unidades destinadas ao atendimento de crianças que apresentam déficit de peso.
Na ocasião, a coordenadora da Educação Infantil da SME, Judith Cortez, palestrou sobre o resgate histórico dos CCAICs e modificações sofridas ao longo do tempo. Já as nutricionistas  das secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência  Social e Direitos Humanos; e do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS) apresentaram trabalhos desenvolvidos junto aos CCAICs. Ao final, foram apresentadas propostas do público presente que visam contribuir com o aprimoramento da iniciativa.
Participaram do evento, conselheiros de políticas públicas, profissionais da área, gestores das secretarias municipais e instituições da sociedade civil.