ESCOLA MUNICIPAL CONSTRÓI HORTA VERTICAL E RECEBE PRÊMIO POR PROJETO SUSTENTÁVEL

Por um mundo mais sustentável e seguro, a Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Campos Elíseos, aderiu a causa, inovou e se superou. Fruto desse ideal, nesta quarta-feira (25/04), a unidade inaugurou o projeto “Um cantinho para chamar de nosso”, que conta com uma horta vertical, premiada pela empresa Arlanxeo, além da exposição dos trabalhos realizados pelos cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação Especial, sobre sustentabilidade e alimentação saudável. O evento contou com a presença do prefeito Washington Reis, da secretária de Educação, Cláudia Viana e do gerente executivo da Arlanxeo- unidade Caxias, Ubiratan Sá.
“É um orgulho para nós presenciarmos trabalhos como esse . Parabéns à gestão da professora Cláudia Viana e a essa importante parceria com a Arlanxeo. Em breve, estaremos aqui novamente e em toda a rede para entregar novos uniformes. Além disso, iremos reformar mais 29 escolas”, destacou o prefeito.

Defensora de práticas de soluções sustentáveis nas escolas, a secretária de Educação Cláudia Viana falou sobre a importância de firmar parceria com empresas que trabalham com o viéis da sustentabilidade e, sobretudo, envolvendo toda a comunidade escolar (direção, professores, pais e alunos). “Essa é a receita perfeita para o sucesso do nosso trabalho. Nosso objetivo é garantir a integração de todos e assim oferecermos aos nossos alunos a oportunidade de planejar, cuidar, enfim, estarem inteirados em todo o processo. Isso é formar cidadãos verdadeiramente conscientes”, disse a secretária.
O projeto da horta vertical, que ainda conta com um jardim suspenso, ficou em segundo lugar no concurso Ciclo Verde, promovido, no ano passado, pela empresa Arlanxeo, direcionado para as unidades escolares localizadas no entorno da empresa, em Campos Elíseos. De lá para cá, a escola foi desenvolvendo o projeto e se transformou em todos os sentidos. “Além de nova pintura, decoramos as salas e o pátio. A escola está linda, colorida e viva. O rendimento dos alunos ainda melhorou significativamente”, comemorou a diretora, Marize Godinho.
“Paralelamente à horta, criamos o projeto Alimentação Saudável que aproveitará o cultivo do plantio para enriquecer ainda mais a nossa merenda”, acrescentou a vice-diretora, Suzana Penteado

Na horta, que foi criada verticalmente por conta da escola não possuir espaço físico, as crianças são o principal público da atividade. Elas participaram ativamente do plantio, acompanhadas pelos monitores e guardiões (alunos responsáveis por regar e preservar as mudas, que incluem, verduras, temperos e árvores frutíferas). “Se a gente não cuidar, no futuro, não teremos mais nada. Portanto, cuido e rego todos os dias.Esse meu trabalho é muito importante”, alertou o consciente aluno Kauã dos Santos, de 10 anos.