EDUCAÇÃO DE DUQUE DE CAXIAS SERVE DE EXEMPLO PARA O ESTADO COM O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

A Educação Municipal de Duque de Caxias, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, é exemplo para o Estado do Rio de Janeiro com as ações praticadas, ao longo de dez anos, no Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. O sucesso ficou evidenciado durante o seminário “Planejando Ações e Diálogos entre a Saúde e Educação”, promovido pelo Governo do Estado, no auditório da Uerj. Participaram do encontro, representantes de vários municípios, que aderiram ao programa e outros que vão aderir.

Convidada pelo Estado do Rio para apresentar as boas práticas do PSE, a SME representada pelo funcionário do Departamento de Projetos Especiais e coordenador do PSE na rede de ensino, prof. Mário Sérgio Souza, mostrou todo o trabalho que atendeu as metas e exigências impostas pelo Governo Federal.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento das nossas ações. Atendemos hoje 14 escolas. Aproveito a oportunidade para parabenizar a nossa secretária Marise Ribeiro, que acreditou no nosso trabalho e, no ano passado, assinou a renovação do contrato do programa.

As ações do PSE dividem-se em quatro áreas: Avaliação das condições de saúde das crianças e jovens que estão na escola pública, Promoção da saúde e prevenção, Educação permanente e capacitação dos profissionais da Educação e da Saúde, Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes.